domingo, 6 de julho de 2008

FCP cancela reunião com segmentos afro-alagoanos

Texto e fotos: Helciane Angélica
Jornalista (1102 – MTE/AL)


Lideranças do movimento negro de Alagoas solicitaram uma reunião extraordinária com a Fundação Cultural Palmares/Ministério da Cultura. Já que o presidente Zulu Araújo encontrava-se na capital alagoana para prestigiar a abertura da exposição fotográfica “A Alma da Bahia”.


A reunião foi agendada para o sábado (05), às 15h, no Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab) da Universidade Federal de Alagoas. Porém, num total desrespeito, os 30 representantes de vários segmentos afros foram surpreendidos com o cancelamento por telefone, alegando-se que teria outra reunião e não daria tempo de retornar para o aeroporto.




Com a sala fechada e muitas deliberações a serem tomadas, foi preciso improvisar o local da reunião. Primeiramente no pátio do Espaço Cultural da Ufal, e com a chegada da chuva tiveram que seguir para os corredores, sem qualquer conforto. Estavam presentes, integrantes de grupos políticos-culturais, capoeiristas e religiosos de matriz africana.

Na ocasião, foi lida a portaria publicada no Diário Oficial da União, em 26 de maio, que possui regras e proibições no Parque Memorial Quilombo dos Palmares. Discutiu-se a ausência de autonomia do comitê gestor do Parque, pois as informações e os projetos chegam incompletos, e a decisão final é sempre da Fundação. As lideranças também denunciam a falta de transparência das deliberações; a exclusão da cadeira que represente a capoeira; e o descrédito que os segmentos afro-alagoanos vêm sofrendo.


A nova data do encontro foi programada para quarta-feira (09) às 18h, no mesmo local. As lideranças entregarão uma Carta com questionamentos e reivindicações para o Presidente da Fundação Cultural Palmares. E para dar visibilidade às suas ações, estão convocando todos os meios de comunicação para uma coletiva, uma hora antes da reunião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!