quarta-feira, 30 de julho de 2008

Goiânia sedia o V Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros

De 29 de julho a 1º de agosto, Goiânia sediará o V Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros – V CBPN. Uma iniciativa da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros – ABPN em parceria com a Universidade Federal, Universidade Católica e Universidade Estadual de Goiás.
O tema dessa quinta edição do Congresso é o Pensamento negro e anti-racismo: diferenciações e percursos, e visa criar uma oportunidade para se conhecer a produção de intelectuais negros/as, muitas vezes "invisível" na ciência brasileira. O pensamento feminista negro, a juventude, os grupos afro-LGBTT, a intelectualidade não-acadêmica e a tradição religiosa são alguns sujeitos e temáticas dessa pluralidade do pensamento negro.
Segundo Alex Ratts, vice-presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros - ABPN e Presidente do V Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros (CBPN), a expectativa é repetir o público do último congresso, realizado em Salvador, que reuniu 1500 pessoas. Ele ressalta que apesar de Goiânia não ter o mesmo potencial turístico de Salvador, há um grande interesse pelo evento por parte de núcleos de pesquisadores/as negros/as do Brasil inteiro, pois a produção goiana nesse campo tem se destacado nos últimos anos.
Grupos de trabalho, mini-cursos, lançamentos de livros, oficinas, mostra de filmes, exposição de pôsteres, mesas-redondas, conferências e apresentações culturais fazem parte da programação do V Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros/as, que pretende mostrar o rosto negro de Goiás e do Brasil Central em suas mais diversas expressões, como a produção científica, a arte, a cultura, a religiosidade e os saberes tradicionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!