sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

VIII Encontro do Fórum Intergovernamental de Promoção da Igualdade Racial reúne gestores de todo o país

O ministro da Igualdade Racial, Edson Santos, abre na sexta-feira (11/12), às 19h, o VIII Encontro Nacional do Fórum Intergovernamental de Promoção da Igualdade Racial (FIPIR). O objetivo do evento é pactuar com os gestores de todo o país as políticas prioritárias para 2010.

São esperados 800 participantes na Academia de Tênis, em Brasília (SCES, Trecho 4, Setor de Clubes Sul), onde o VIII Encontro se estende até domingo (13/12). Do total, mais de 500 são gestores municipais do FIPIR, que farão análises da política de promoção da igualdade racial e discutirão as perspectivas para o próximo ano. Também estarão em pauta o Estatuto da Igualdade Racial, o Plano Nacional de Promoção da Igualdade Racial (PLANAPIR), e as resoluções da II Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (II CONAPIR), realizada no último mês de junho.

Compromisso - Instituído pela SEPPIR em 2004, o Fórum possibilita a descentralização das políticas de promoção da igualdade racial. Atualmente, estão conveniados ao FIPIR todos os governos dos estados e do Distrito Federal, as prefeituras de todas as capitais, e cerca de 500 outras administrações municipais.

Na opinião do ministro Edson Santos, para que o país inteiro adote as políticas de promoção da igualdade racial, é necessário que cada estado e município abracem a causa. Para ele, a participação no Fórum é uma das formas de demonstrar esse compromisso: "Representa parceria entre os governos para o sucesso das ações e o comprometimento com a criação de oportunidades em favor das populações historicamente excluídas".

Prioridade - Entre as vantagens para o município que adere ao FIPIR, está a facilidade para a identificação e atendimento das demandas relacionadas com o tema da igualdade racial. O município também recebe prioridade no acesso a recursos federais.

PROGRAMAÇÃO
11/12 (sexta-feira
)
15h - Início do credenciamento
19h - Abertura dos trabalhos com o ministro da SEPPIR, Edson Santos, e convidados.
20h - Atividade cultural: Coral Família Alcântara (Quilombo Caxambu) do Município de João Monlevade (MG)
12/11 (sábado)
9h às 10h - Exposição sobre o Estatuto da Igualdade Racial, com o assessor parlamentar da SEPPIR, Benedito Cintra.
10h às 10h30 - Debate
10h30 às 11h - Exposição sobre o Plano Nacional de Promoção da Igualdade Racial, com o secretário-adjunto da SEPPIR, Eloi Ferreira de Araujo
11h às 11h30- Debate
13h30 - Atividade cultural: Jorge Dissonância (Africanês), do Estado de Sergipe
14h - Painel: Prioridades da SEPPIR e Estratégias para 2010, com o ministro Edson Santos, e balanço das políticas de promoção da igualdade racial apresentada pelos dirigentes da SEPPIR
16h30 - Debate
18h - Atividade cultural: João Pardense e Rui Santini (música caipira regional), de Brasília (DF)
13/12 (domingo)
9h - Trabalho em grupo por região - Planejamento 2010: Como garantir as políticas de promoção da igualdade racial nos estados e municípios
11h30 - Síntese dos trabalhos e debate
13h30 - Apresentação cultural: Grupo Alegria Cigana - Keleimaske Romae
14h - Eleição das coordenações regionais
16h - Entrega dos relatórios
17h - Encerramento

Coordenação de Comunicação Social
Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
Presidência da República
Esplanada dos Ministérios, Bloco A, 9º andar - 70.054-906 - Brasília (DF)
Telefone: (61) 3411-3659 / 4977

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!