quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Carta da Juventude Alagoana Erí-okán e Omòdé é entregue a Polícia Civil

Como resultado do Encontro Erí-okán e Omòdé (Consciência e Juventude), ocorrido em Maceió, no auditório Antônio Cansanção da Federação da Indústria do Estado de Alagoas, dia 21 de dezembro, está sendo divulgada a “Carta da Juventude Alagoana para o Ano que vai Nascer” que no ato foi entregue à delegada Simone Marques Menezes, Diretora da Academia de Polícia Civil de Alagoas, representando o Delegado Geral da Polícia Civil de Alagoas, Marcílio Barenco.

Entre as especificidades o documento-compromisso reflete sobre a necessidade de mobilização e organização da juventude alagoana, a criação de espaços estratégicos para educação política, articulação e integração entre jovens de diferenciados segmentos buscando uma organização social.

Ainda no encontro foi deliberado e composto o Coletivo Jovem Erí-okán e Omòdé (Consciência e Juventude). O Coletivo é formado por representantes de jovens negros, universitários, de matriz africana, estudantes de escolas públicas estaduais, municipais de Maceió, moradores da Serra da Barriga e é aberto a outros que tenham interesse no desenvolvimento da participação social.

O seminário discutiu dentre outras questões: a necessidade da participação da juventude alagoana na proposição e acompanhamento de políticas sociais básicas e construção de espaços de diálogos entre o poder público e a juventude.

O Encontro Erí-okán e Omòdé (Consciência e Juventude) foi organizado pelo Projeto Raízes de Áfricas, com o apoio da Federação da Indústria do Estado de Alagoas, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Restaurante Akuaba e RP Eventos.

Participaram da mesa de palestras o renomado historiador e escritor alagoano Luiz Sávio de Almeida, a estudante de jornalismo do CESMAC, Francimária Ribeiro, o Comandante do Corpo de Bombeiro, Jadir Ferreira e Juan Manuel Priegue Castro, representante da Secretaria do Planejamento e Orçamento e do Fórum Permanente pela Vida e Pela Paz (Forvida).

Ainda durante o encontro foi feita a entrega de 50 cestas básicas ao Centro Afro Cultural Abaça de Oxum Panda, Comunidade Sururu do Capote, Aldeia do Índio, Associação Social e Cultural Afro Brasileiro Ofá Omim e Terreiro de Mãe Vera, localizado no Tabuleiro dos Martins.

O público contou com um grande número de jovens do Centro Afro Cultural Abaça de Oxum Panda, alunas da Escola Militar Tiradentes, aluno da Usina Ciência/UFAL, escolas públicas estadual e municipal, UFAL de Palmeira dos Índios e Maceió, Serra da Barriga e professoras.


Confraternização

Após o encontro foi oferecido um almoço de confraternizando, com o apoio da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas, não só para valorizar a participação dos jovens na construção política da carta, como também congregar os diferentes segmentos para socialização das ações realizadas Projeto Raízes de Áfricas, em 2009.


Fonte: www.cadaminuto.com.br/blog/blog-raizes-da-africa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!