terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Anajô reafirma compromisso ao lado dos APN’s

Por: Helciane Angélica

Jornalista, integrante da Cojira/AL e presidente do Anajô



No último domingo (20.12), o Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô realizou o tradicional encontro de formação, na sede do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Alagoas (Sindjornal) em Maceió. Estiveram presentes, os membros associados e convidados, como: integrantes da Pastoral da Negritude da Igreja Batista do Pinheiro e da Comissão dos Jornalistas pela Igualdade Racial em Alagoas (Cojira-AL).


Para ministrar a palestra “APN’s – trajetória e avanços” foi convidado Nuno Coelho que é jornalista por formação e atualmente encontra-se na presidência do Conselho de Gestão da Coordenadoria dos Assuntos da População Negra de São Paulo (CONE) e na coordenação estadual dos APNs em São Paulo. Também participou da atividade, Jaqueline Soares que é quilombola da cidade de Ubatuba (SP) e encontra-se há um (1) ano atuante na instituição.


Na ocasião, os participantes puderam conhecer a história da instituição que teve início dentro da Igreja Católica, mas depois foi reformulada e passou a contemplar pessoas das mais diversas crenças religiosas com o objetivo de discutir: teologia, fé e transformação social. Foi possível obter informações sobre suas bandeiras de luta e ações desenvolvidas, além de saber sobre a conjuntura nacional – os APN’s estão presentes em 14 estados e no Distrito Federal. Também foi possível ter conhecimento sobre o 1º Congresso Nacional em abril de 2010, que irá definir o projeto político para os próximos dez anos.


A atividade foi encerrada em grande estilo com uma deliciosa feijoada, e também serviu para comemorar os quatro anos de rearticulação da organização não-governamental que é vinculada ao movimento negro alagoano. Na ocasião, ficou determinada por unanimidade a refiliação do Anajô no quadro de entidades associadas dos APN’s e o retorno do Estado de Alagoas na mobilização nacional.



Visita



Na segunda-feira, o dia continuou intenso para Nuno Coelho e Jaqueline Soares. Os coordenadores do Anajô aproveitaram a estadia dos companheiros em Alagoas para apresentar um dos mais importantes projetos da entidade, o Palmares in loco, que consiste na visitação de professores, estudantes, ativistas e formadores de opinião à Serra da Barriga em União dos Palmares a 92 km distante da capital alagoana.


Foram repassadas as explanações históricas sobre a organização sócio-política e militar no maior quilombo das Américas, que é considerado um solo sagrado e templo da resistência negra. Também foram apresentados os espaços temáticos do Parque Memorial Quilombo dos Palmares – primeiro complexo arquitetônico de inspiração africana das Américas e o único parque temático cultural afro-brasileiro do país. O grupo contou com o apoio do Secretário Municipal de Cultura, Elson Cardoso, que disponibilizou o translado até o platô.

O casal ficou satisfeito com as pessoas que conheceu, locais visitados e com o resultado positivo da sua missão no Estado, que era a reaproximação de Alagoas na Associação Cultural Agentes de Pastoral Negros (APN’s) que é uma referência nacional.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!