quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

8 de Dezembro foi marcado por diversas manifestações de fé na cidade de Maceió.


A cada 08 de dezembro a cidade de Maceió acorda com novas cores, som e ritmos, são os praticantes das religiões de matrizes Africanas de todo o estado que se deslocam com um objetivo, o de levar os presentes a Iemanjá a rainha do mar, orixá feminino que representa a grande mãe.

Este ano além de todo movimento religioso e cultural que e apreciado por adeptos ou não da religião, o dia foi marcado por um ato singular. Uma parceria entre a Secretaria Municipal do meio ambiente e a casa de iemanjá, ponto de cultura quilombo cultural dos Orixás, foi realizado o plantio de várias mudas de plantas sagradas na orla marítima: Baobá, Gameleira branca e Aroeira, foram as mudas definidas, a atividade teve um caráter expressivo de símbolos, cânticos e invocações.

O ato contou com a participação de Babalorixás (pais de santo), Ialorixás (mães de santo), Ogãs, ekedes e crianças da religião afro brasileira. “Buscamos com o ato de plantar que é feito pelos mais novos levarmos a importância das crianças se envolverem em atividades simples, mas com um papel tão importante de preservação da natureza já que nossa religião é o culto aos elementos da natureza", disse pai Célio, Babalorixá responsável pela casa de Iemanjá.

Fonte: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!