terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Cojira-AL apresenta pelo segundo ano, a retrospectiva afro-alagoana

O material foi editado por Helciane Angélica Santos Pereira (jornalista - 1102 MTE/AL): integrante da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial em Alagoas (Cojira/AL) e presidente do Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô. As informações ressaltam as ações político-culturais dos segmentos afros no Estado de Alagoas, que foram publicadas na Coluna Axé / Jornal Tribuna Independente e neste blog.



Janeiro

* Foi iniciado o projeto Tambor Falante – Ciclo de Debates, promovido pelo Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô, Pastoral da Negritude da Igreja Batista do Pinheiro e a Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial em Alagoas (Cojira/AL). O primeiro tema foi a importância da Lei 10.639/03.

* O Projeto Potencial Capoeira coordenado pelo professor Denivan Costa foi um dos premiados no Edital Capoeira Viva (36560).

* A professora Irani Neves foi convidada para assumir o comando da gerência étnicorracial da Secretaria Estadual de Educação e Esporte de Alagoas, inclusive, incluiu o gênero nas ações.

* A Central do Movimento Popular em Alagoas realizou no dia 07, no auditório do Sindicato dos Bancários, uma plenária temática com o objetivo de apresentar as proposições nacionais para a articulação e construção do setorial da negritude.

* No dia 11, teve mais uma edição do Projeto Sociocultural executado no Parque Memorial Quilombo dos Palmares, localizado na Serra da Barriga em União dos Palmares. A grande atração foi a banda AfroReggae, também teve a apresentação das bandas locais.

* Também no dia (11) aconteceu a VII Lavagem do Bomfim, em frente à Igreja localizada no bairro do Poço. Estiveram presentes religiosos de várias matrizes africanas, simpatizantes e artistas locais – todos reunidos em negação à Intolerância Religiosa, clamando respeito entre todas as formas de culto religioso.

* Os integrantes do Conselho Estadual de Mestres de Capoeira de Alagoas discutiram o Estatuto da entidade e o planejamento das atividades para 2009.

* Foi lançado o projeto Santa MPB, com os artistas Igbonan Rocha (voz), Miran ABS (cello e flauta) e João Teba (violão).

* O prefeito de União dos Palmares, Areski de Freitas, o Kil (PTB) definiu os nomes dos secretários para o seu governo 2009/2012.

* Para comemorar os dois anos da casa de show Reggae Night, os dez melhores Djs do movimento reggae em Maceió fizeram uma grande festa no dia 14.

* O cineasta alagoano, Hugo Damata, que mora em São Paulo há mais de 40 anos, retornou ao Estado para filmar um documentário sobre a trajetória do primeiro Rei Negro do Brasil, Obá Sobá Geleju Adelabú III José Mendes, nasceu em União dos Palmares e é tataraneto de Zumbi dos Palmares.

* Famílias de 31 comunidades quilombolas de 18 municípios alagoanos foram incluídas no Programa Brasil Alfabetizado, por meio de uma parceria entre o Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) e a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte.

* Teve uma cerimônia religiosa Palácio de Airá, no dia 24, com o ritual de purificação “Águas de Oxalá”.

* A Mãe Neide Oyá D'Oxum, do Grupo União Espírita Santa Bárbara (Guesb) representou Alagoas no I Encontro Nacional de Mulheres do Axé realizado no Maranhão, realizado nos dias 21 a 24 de janeiro.

* Nos dias 29 a 31 de janeiro, teve o Congresso de Negros e Negras do Brasil (CONNEB) durante a programação do Fórum Social Mundial em Belém (PA). Alagoas teve direito a 14 delegados, mas só levou quatro representantes. As jornalistas Emanuelle Oliveira e Kelly Baeta da Cojira-AL, também participaram das palestras e debates, além de produzirem matérias especiais.

* A Federação Alagoana de Capoeira (Falc) realizou a roda do mensal no dia 30, com todos os capoeiristas filiados e simpatizantes.

* Iniciaram os preparativos para a Conferência Estadual de Segurança Pública, com a presença de 11 entidades da sociedade civil na comissão organizadora.


Fevereiro

* O Governo de Alagoas aprovou o Dia de Combate à Intolerância Religiosa, 02 de fevereiro, no Calendário Civil do Estado – a data serve para refletir os acontecimentos históricos no ano de 1912, o Quebra de Xangô. Também foi promovido no Palácio República dos Palmares, um encontro inter-religioso para comemorar a data e teve o Ato Xangô Rezado Alto, com várias casas de axé.

* O bailarino negro Marcelo Pereira, da Companhia de Dança da Opera House, da cidade de Saint Gallen, na Suiça, ministrou os cursos de ballet clássico e dança contemporânea no dia 02 de fevereiro em Maceió.

* O Maracatu Baque Alagoano providenciou os novos adereços, as músicas e os ensaios gerais para o carnaval. No dia 06, realizou o II Batucão do Baque Alagoano na Praça Marcílio Dias em Maceió.

* O músico Wilson Santos coordenou oficinas de pandeiro nos dias 07 e 14 de fevereiro.

* No dia 08, no projeto sociocultural do Parque Memorial Quilombo dos Palmares teve a apresentação do Rappin Hood.

* O prefeito de União dos Palmares, Areski Freitas, se reuniu com o presidente da Fundação Cultural Palmares, Zulu Araújo, para discutir a apresentação da prestação de contas dos recentes eventos ocorridos na Serra da Barriga com a Fundação Sônia Ivar e a construção da estrada até o topo da serra.

* A Secretaria da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos convocou representantes das organizações ligadas ao movimento negro e da sociedade civil para participar dos preparativos da II Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial (II COEPIR).

* No dia 12, o Fórum Estadual de Diversidade Étnicorracial na Educação discutiu um documento propositivo referente a implementação da Lei 6.814/07 para entregar ao Conselho Estadual de Educação, dentre outros.

* No dia 13, em Brasília, durante o II Diálogos com os Estados, aconteceu o Fórum Intergovernamental de Promoção da Igualdade Racial (Fipir) e o compromisso do governo federal em construir a estrada de acesso à Serra da Barriga em União dos Palmares.

* A prévia do carnaval ocorreu nos dias 13 e 14 de fevereiro e teve cerca de 100 blocos no Jaraguá Folia, dentre eles o bloco independente “Zumbi Folia”.

* A estudante Izabela Olimpio, uma representante digna da beleza afro alagoana, foi escolhida para ser a Rainha do Carnaval de Maceió 2009.

* A Escola Professor Jayme de Altavilla no bairro de Santa Lúcia realizou no dia 8, a 1ª Multi Feira Arte e Cultura vinculada ao Projeto Escola Aberta, inclusive, com apresentações que ressaltam a cultura afro-brasileira.

* Representantes de diversas entidades como a ADEFAL, Grupo Gay de Alagoas, Associação dos Quilombos, Federação Zeladora dos Cultos, Afinidades GLSTAL, FAMECAL e Associação dos Povos Indígenas reivindicaram a posse dos conselheiros eleitos para o Conselho Estadual de Combate a Discriminação criado pela Lei nº 6.842, de 15 de agosto de 2007.


Março

* O Fórum de Entidades Negras de Alagoas (Fenal), instância máxima do movimento social negro do Estado, intensificou uma campanha de filiação para a adesão de novas entidades, que tenham interesse em fortalecer e unificar os ideais político-culturais do movimento.

* O Projeto Raízes de Áfricas (Organização Não Governamental Maria Mariá) e a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas homenagearam mulheres diversas, com o enfoque principal nas negras e indígenas e ciganas.

* O Núcleo de Apoio e Desenvolvimento de Capoeira de Alagoas (Nadec-AL) promoveu nos dias 7 e 8 de março, o 1º Seminário Alagoano de Capoeira, que teve como objetivo preparar os professores e mestres de capoeira para o desenvolvimento de atividades nas escolas. Também teve a homenagem para duas mulheres que contribuem para o desenvolvimento desse patrimônio cultural no Estado: a capoeirista de destaque Keliane Silva e a jornalista Helciane Angélica, a editora da Coluna Axé.

* A secretária de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Solange Jurema, assinou um convênio com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), na área de educação alimentar e nutricional, e geração de trabalho e renda, para beneficiar 1024 famílias de quilombolas e indígenas residentes em 24 municípios de Alagoas.

* Os moradores das comunidades Filus, Jussarinha e Mariana, de Santana do Mundaú, fizeram parte do I Festival da Cultura e Cidadania dos Quilombolas do Vale do Mundaú no dia 11.

* O Programa Expedições exibido nas TVs Cultura e Brasil percorreu os caminhos de Alagoas, para registrar as belezas naturais, a cultura e uma sequência especial sobre o Quilombo dos Palmares e a trajetória de Zumbi.

* A Secretaria da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, em parceria com o deputado federal Joaquim Beltrão e a Secretaria Especial de Políticas da Igualdade Racial (Seppir) apresentaram o Diagnóstico das Comunidades Remanescentes de Quilombos de Alagoas reconhecidos na sede da Associação dos Municípios de Alagoas (AMA).

* A Orquestra de Tambores de Alagoas participou da 11ª edição do Femusesc 2009, com a música "Pássaro Negro".

* Uma equipe de geneticistas do Hospital Universitário (HU) em Maceió atendeu quilombolas albinos da comunidade Filus de Santa do Mundaú, que passaram por exames para identificar o marcador genético da família e descobrir a causa do albinismo.

* A organização não-governamental Maria Mariá e a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas realizaram o 1º Encontro EtniCidades Brasil: “Brasil e República de Cabo Verde: Laços e Diferenças / Diferenças e Diálogos”, e o lançamento do Projeto Raízes de África no dia 20 de março.

* Para lembrar o Dia Internacional de Luta pela Eliminação do Racismo e promover a valorização da cultura popular e afro-alagoana, vários grupos culturais fizeram um ato público no dia 21, no Vergel do Lago, em Maceió.

* Também no dia 21, aconteceu a segunda edição do Tambor Falante, com o tema “questões raciais e de gênero”, uma referência aos dias internacionais da mulher (8 de março) e pela eliminação do racismo.

* No dia 22, teve mais uma edição do projeto sociocultural na Serra da Barriga com apresentação da banda Tribo de Jah.

* Jovens e funcionários do Centro de Educação Ambiental São Bartolomeu (Ceasb) embarcam no dia 27, para a cidade de União dos Palmares com destino ao Parque Memorial Quilombo dos Palmares na Serra da Barriga para conhecer a história e a importância desse símbolo de luta e liberdade.

* Dando continuidade ao projeto Criação apoiado pela CESE/BA, o Centro de Cultura e Cidadania Malungos do Ilê escolheu crianças e adolescentes na comunidade Sururu de Capote, do Vergel do Lago, para desenvolver várias ações socioeducativas e de conscientização étnicorracial.

* No dia 27, foi retomado o projeto Mirante Cultural – Um quilombo chamado Jacintinho, organizado pelo Centro de Estudos e Pesquisas Afro Alagoano Quilombo.

* Nos dias 28 e 29 de março teve a 3ª Oficina de Maracatu do Baque Alagoano, no Museu Theo Brandão.


Abril

* A Central Única dos Trabalhadores em Alagoas (CUT-AL) convocou representantes dos sindicatos associados, ativistas e pessoas interessadas na implantação de uma comissão de combate ao racismo na instituição.

* A banda Civilização Roots participou da IV Caravana Cultural Vale do Mundaú, nos dias 02 a 04, nas cidades de Branquinha, Ibateguara e União dos Palmares.

* Teve a exposição “Quem Somos Nós” resultado das Oficinas de Fotografia do Ponto de Cultura Guerreiros da Vila, desenvolvido pelo Centro de Educação Ambiental São Bartolomeu (Ceasb) com jovens oriundos da Vila Emater, localizada ao lado do lixão de Maceió.

* Jorge Aragão foi a atração no dia 5, no projeto sociocultural realizado no platô da Serra da Barriga.

* No dia 9, ocorreu a primeira assembleia geral de 2009 do Fórum de Entidades Negras de Alagoas (Fenal), onde aconteceu uma análise de conjuntura do movimento local e a necessidade da participação alagoana na Coordenação Nacional de Entidades Negras (CONEN), com a presença do coordenador nacional Carlos Henriques.

* A prefeitura de União dos Palmares montou um dos estandes mais atrativos na Feira dos Municípios Alagoanos, no Centro de Cultura e Convenções de Maceió, com utensílios variados e que exaltam a riqueza étnicorracial.

* Nos dias 16 e 17 de março, ocorreu um workshop de dança afro no Espaço Cultural da Ufal, ministrado pelo graduando de dança, Jadiel Ferreira, o primeiro bailarino afroalagoano a ser convidado para participar do balé folclórico da Bahia.

* O presidente da Fundação Cultural Palmares, Zulu Araújo esteve no dia 17, no Instituto de Terras para reforçar a parceria entre as duas instituições e discutir outras demandas, como a ampliação do turismo étnico em Alagoas.

* A Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos promoveu um curso de capacitação para religiosas de Matrizes Africanas.

* As comunidades remanescentes de quilombos Gurgumba, de Viçosa, e Abobreiras e Birrus, de Teotônio Vilela, realizaram assembleias para assinar o pedido de certificação, que segue para o Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) e à Fundação Cultural Palmares, responsável por emitir o documento oficial.

* O Grupo de Estudos Diversidade Étnico-Racial/GEDER ligado ao Neab-Ufal, iniciou o projeto “A educação e as relações étnicas”, com a discussão de temas relevantes para acadêmicos e educadores.

* Um grupo de moradores de União dos Palmares participou de oficinas ministradas pelo Grupo União Espírita Santa Bárbara no Parque Memorial Quilombo dos Palmares.

* A banda afro Olodum encerrou no dia 19 a primeira fase do projeto sociocultural promovido pela Fundação Sônia Ivar em parceira com a Fundação Cultural Palmares/Ministério da Cultura.

* Arísia Barros, professora e coordenadora do projeto Raízes de África – ONG Maria Mariá, foi convidada pela Coordenadora-geral de Educação e Cidadania do MEC para integrar-se à equipe do Ministério da Educação, em Brasília.

* O Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô executou mais uma edição do projeto Palmares in loco durante o dia 19, com visita e explanações históricas no Parque Memorial Quilombo dos Palmares.

* No dia 24, teve mais uma edição do Mirante Cultural – Um Quilombo chamado Jacintinho.

* O estado de Alagoas deu início às conferências preparatórias para a Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial, com o tema: "Avanços e desafios étnicos raciais”.


Maio

* Chuvas destroem bueira na estrada de acesso a Serra da Barriga, impossibilitando o acesso até a Serra da Barriga.

* O Coletivo Afro-Caeté foi convidado para participar da 23ª edição do maior festival de ritmos do nordeste brasileiro, a Festa da Lavadeira – que acontece todo 1º de maio desde 1987 na praia do Paiva, no Município do Cabo de Santo Agostinho-PE.

* Autoridades da polícia civil demonstram interesse em implantar a Delegacia Especializada em Defesa dos Direitos das Minorias do Estado de Alagoas. A delegada Luci Mônica, diretora de Estatística e Informática (Deinfo), da Polícia Civil, durante sessão especial da Câmara de Vereadores apresentou estatísticas sobre crimes ligados à homofobia.

* A Escola Municipal Zumbi dos Palmares, no Clima Bom, realizou no dia 16, uma discussão da Lei nº 10.639 criada em 2003 e que inclui a temática “História Afrobrasileira” no currículo da rede oficial de ensino.

* A coluna axé completou 1 (um) ano de publicação no jornal Tribuna Independente no dia 13.

* A Câmara Municipal de Maceió por meio da vereadora Fátima Santiago realizou uma sessão especial que discutiu o dia 13 de maio como o dia nacional de denúncia contra o racismo. O objetivo foi de promover um debate a cerca das questões que envolvem os 121 anos de abolição da escravatura e toda sua problemática.

* Também no dia 13 ocorreu mais uma formação continuada com os professores da rede estadual de ensino sobre o tema “A Terra como Processo de Exclusão”.

* Uma briga inusitada chocou os presentes em uma sessão na Câmara Municipal de Maceió, após o vereador Marcelo Gouveia, pastor da Igreja Assembleia de Deus fez duras críticas a sessão especial do Dia da Consciência Negra (13), quando segundo ele sua Igreja tinha recebido críticas da Mãe de Santo Miriam.

* O alagoano José Maria Bezerra, radialista que adotou o nome de Brinco Star, transformou a própria casa na periferia de Maceió em um memorial a Bob Marley.

* Representantes de 36 municípios alagoanos participaram de uma capacitação sobre o cadastramento das famílias quilombolas e indígenas no Cadastro único (Cadúnico), na Secretaria de Estado da Assistência Social (Seades).

* A Casa de Iemanjá realizou no dia 16 na Ponta da Terra em Maceió, a festa em homenagem à Iemanjá.

* Foi lançado no dia 19 o programa Território da Paz no complexo habitacional do Benedito Bentes, com atividades culturais e de cidadania, inclusive, com roda de capoeira e a Banda de Baldes e Latas Menin@s da Grota.

* A União de Negros pela Igualdade em Alagoas (Unegro-AL) convocou todos os filiados, militantes e simpatizantes da instituição para uma reunião especial no dia 20 com a presença do coordenador nacional, Edson França.

* No dia 21 foi realizada em Maceió, a II Conferência Estadual de Promoção à Igualdade Racial (Coepir), que deliberou as propostas de Alagoas para a implementação do Plano Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e a eleição dos 23 delegados e delegadas.

* O Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô realizou a última edição no dia 24, o projeto Palmares in loco antes do inverno se fortalecer. Na excursão, estiveram presentes os alunos do curso de turismo da Faculdade de Tecnologia de Alagoas (FAT),

* O dia da África (25) foi comemorado na Capela de São Gonçalo, em Maceió, com a celebração da II Missa de Ação de Graças: Em nome do Pai e da Liberdade Guerreira- Um tributo à Liberdade da População Negra.


Junho

* O Cantor Manuel di Candinho realizou o intercâmbio musical entre o Brasil e o país africano Cabo Verde, em especial com os músicos alagoanos.

* No dia 5, teve um ato contra a intolerância religiosa realizado na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AL), contou com a presença de representantes de vários segmentos afros. A ação teve como principal objetivo difundir o combate à intolerância religiosa e denunciar os últimos acontecimentos, de agressão à liberdade religiosa, registrados pelo movimento.

* A Secretaria de Infra-Estrutura de União dos Palmares iniciou os trabalhos de recuperação de alguns trechos do acesso a Serra da Barriga que foram danificados pelas chuvas.

* Cerca de 340 famílias das comunidades do Alto do Tamandaré, Jacu Mocó e Povoado Jorge, localizados no município de Poço das Trincheiras, receberam as cestas básicas doadas pela Secretaria Especial de Promoção e de Políticas da Igualdade Racial (Seppir) à Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

* A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), por meio da Diretoria de Educação de Jovens e Adultos (Deja) e da Gerência de Educação Etnicorracial e de Gênero, realizou um curso de Formação Continuada do Programa Brasil Alfabetizado, voltada para alfabetizadores que atuarão nas comunidades quilombolas.

* O Projeto Raízes de Áfricas (ONG Maria Mariá), membro-representante do movimento negro na Comissão Organizadora da Conferência Estadual de Segurança Pública, participou de 16 a 20, de um Curso Convivência e Segurança Cidadã em Sergipe.

* A Casa de Iemanjá realizou no dia 20, a Festa de Xangô, no bairro da Ponta da Terra em Maceió.

* Aconteceu a II Conapir em Brasília no período de 25 a 29 de junho de 2009, e Alagoas teve 23 delegados eleitos, dentre eles, a jornalista Helciane Angélica que representou a Cojira/AL e ainda participou de reuniões entre jornalistas que atuam no desenvolvimento da mídia étnicorracial no país.

* Na tarde do dia 26, foi promovida uma audiência com o Ministro Joaquim Barbosa na sede do Supremo Tribunal Federal (STF) em Brasília, com representantes da delegação alagoana que participavam da II Conapir.


Julho

* A Coluna Axé publicada todas às terças-feiras no jornal Tribuna Independente recebeu um novo layout.

* Um grupo formado por técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Ministério Público Federal, prefeitura municipal de Palmeira dos Índios e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) realizou nos dias 1º a 3 de julho, ações de imunização, coleta de sangue, orientações para prevenção da Aids e dengue, vigilância sanitária e saúde ambiental para os remanescentes de quilombo de Tabacaria.

* No dia 4, ocorreu mais uma edição do projeto Tambor Falante com o tema “Intolerância Religiosa”.

* A Secretaria da Mulher discutiu com PM o combate à intolerância religiosa e a necessidade de realizar palestras e seminários com foco no tema para os policiais.

* O Projeto Raízes de Áfricas (ONG Maria Mariá) realizou nos dias 06 e 07, o Encontro Etnicidades Nordeste: “A Promoção da Igualdade Racial em Alagoas: Teoria e Prática”, em parceria com o Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAFRO) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), representante da Fundação Kellog e de diversos órgãos governamentais e não-governamentais com o objetivo de mapear o atual cenário das políticas de igualdade racial em Alagoas.

* O bailarino e ativista Edu Passos representou Alagoas no III Fórum Nacional de Performance Negra na cidade de Salvador (BA).

* No dia 10, foi inaugurado o Espaço Cultural do Ponto de Cultura Guerreiros da Vila, localizado na Vila Emater II, próximo a entrada do lixão de Maceió.

* O Palácio de Airá, casa de axé localizada no Sítio São Jorge em Maceió, convidou crianças, jovens, adultos e idosos para participar das aulas de percussão, maracatu a corte de Airá e outras atividades.

* A Escola Estadual Alberto Torres definiu o cronograma de ações a serem realizadas no segundo ano do projeto “Pérola Negra Brasileira: História, importância e lutas do povo negro. Conheça e se orgulhe!” - idealizado pelo professor monitor de matemática, Alex Sander Porfírio, que integra o Anajô.

* O mestrando Antonio Daniel Marinho Ribeiro apresentou na Ufal a sua tese de dissertação intitulada “O exorcismo da alteridade – o ideário cristão e a construção histórica e social das religiosidades de matriz africana como expressão de satanismo”.

* Aconteceu o projeto Visão de Anjo e a Rede Saúde das Casas de Axé de Maceió em parceria com o Hospital Santa Luzia. Teve como objetivo realizar o Dia da Prevenção e Erradicação da Catarata, com a realização de exames e encaminhamento para cirurgia gratuita.

* No dia 19 aconteceu o Encontro Estratégico e de Formação do Fórum de Entidades Negras de Alagoas (Fenal) em Maceió, que serviu para reafirmar o compromisso das deliberações políticas em favor dos segmentos afroalagoanos e garantir o fortalecimento da organização. Ao todo, foram representadas 16 instituições na atividade.

* Teve a Feijoada de Preto Velho no dia 19, em prol do terreiro Ilê Axé de Oxum Pandá, que é coordenado pela ialorixá Rosineide Souza (mãe Rosa). Na programação: várias atrações culturais, exibição de documentário e a exposição de fotografias.

* O Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra no Brasil foi comemorado em Alagoas no dia 24, durante o III Encontro Etnicidades Brasil: Cidadania em gênero, Raça e Resistência, realizado pelo Projeto Raízes da África, da ONG Maria Mariá.

* No dia 22, no Palácio República dos Palmares, teve a assinatura do Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres.

* A Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), por intermédio do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab), selecionou jovens para participar do Projeto Afoxé, com a realização de oficinas de danças afro, confecção de instrumentos e utilização dos mesmos nas atividades socioeducativas e apresentações culturais.

* Nos dias 24 a 26 ocorreu o 2º Muzenzumbi, organizado pelo Grupo Muzenza, que teve palestras, aulões de capoeira e visita a Serra da Barriga.

* No dia 31, teve mais etapa do Mirante Cultural – Um quilombo chamado Jacintinho, promovido pelo Centro de Estudos e Pesquisas Afro Alagoano Quilombo.


Agosto

* Saiu o resultado do Prêmio da Igualdade Racial, promovido pela instituição Centro de Imprensa, Assessoria e Rádio – Criar Brasil, em parceira com a Seppir. Não foi desta vez que Alagoas teve projetos agraciados, a Coluna Axé/Cojira-AL foi uma das concorrentes.

* Técnicos da Bahiatursa — Entidade de Turismo da Bahia — estiveram em Alagoas para realizar visitas nos principais pontos relacionados com o turismo étnico, a fim de firmar um roteiro integrado entre os estados.

* Religiosos denunciaram abordagens policiais nas casas de axé e a desobrigação quanto às noções básicas de respeito à Constituição Federal que assegura o livre direito de culto religioso.

* Foi lançado no Dia do Capoeirista, 3 de agosto, o curso de extensão “Ações Afirmativas e Capoeira na Promoção à Saúde”, do programa Odé Ayé (O Mundo Todo) na Universidade Federal de Alagoas (Ufal) de apoio a permanência dos alunos cotistas.

* O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros do Instituto Federal de Alagoas (ex-Cefet-AL) promoveu nos dias 5 e 6 de agosto, no campus Maceió o 1º curso de Capacitação em Pesquisa-Ação.

* A Casa de Iemanjá realizou no dia 8, o Olubajé – o banquete sagrado dos orixás. Um ritual da religiosidade afro dedicado ao orixá Obaluaiê, o senhor da terra.

* No dia 12, teve mais uma edição do projeto Quarta do Reggae na boate Reggae Nith.

* Foram abertas as inscrições para a pós-graduação “Diversidade Étnica, Gênero e Comunicação Social” lançado pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió (Cesmac).

* Foi aberto o curso de Gênero e Diversidade na Escola, executado pela Coordenadoria Institucional de Ensino a Distância (Cied) da Universidade Federal de Alagoas.

* O Projeto Raízes de Áfricas (ONG Maria Mariá), o Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnicorracial do município de Viçosa, sob o patrocínio da Federação das Indústrias do estado de Alagoas, realizaram o IV Encontro Etnicidades Brasil: “Negras em Movimento: Gênero, Raça e Religiosidade”.

* O Maracatu Baque Alagoano já é uma referência no cenário cultural em Alagoas e mais uma vez foi convidado para participar das atividades festivas do Dia do Folclore.

* A União de Negros pela Igualdade (Unegro-AL) definiu a sua nova coordenação na Diretoria estadual.

* Nos dias 21 e 22, a Igreja Batista do Pinheiro realizou o II Fórum Igreja e Sociedade.

* Foram abertas as inscrições para o segundo semestre das oficinas de Capoeira no Centro de Belas Artes (Cenarte) e Pontão Guerreiros Alagoanos.

* Teve no dia 26 o quarto ato “Ufal em defesa da vida”, também, com a mesa redonda “Mídia & Violência: seus efeitos no tecido social”.

* A Secretaria de Estado do Turismo com o objetivo de ampliar os produtos e roteiros turísticos, realizou uma visita técnica com representantes de receptivos e guias de turismo ao Grupo União Espírita Santa Bárbara (Guesb), que trabalha com a cultura afro-brasileira.

* O rapper MV Bill autor do livro e documentário Falcão - Meninos do Tráfico, juntamente com Celso Athayde, foram convidados para proferir palestra sobre “Como Livrar-se das Drogas”, evento promovido pelo Fórum Permanente de Combate às Drogas

* A Conferência Nacional de Segurança Pública aconteceu de 27 a 30. Alagoas levou 30 delegados e dos ativistas que fazem parte do movimento negro alagoano estiveram: Arísia Barros (ONG Maria Mariá) e José Antonio (Unegro-AL).

* A Casa de Iemanjá promoveu o Cine Axé no dia 28, com o filme “Maré, nossa história de amor” seguido de debate.

* Também no dia 28, ocorreu mais uma edição do Mirante Cultural – Um quilombo chamado Jacintinho, executado pelo Centro de Estudos e Pesquisas Afro Alagoano Quilombo.


Setembro

* Religiosos e religiosas de matrizes africanas intensificaram a luta contra à intolerância religiosa para discutir a ampliação dos casos e as abordagens policiais.

* O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Alagoas (Sindjornal) apresentou mais um novo avanço, com a implantação da Comissão de Jornalistas pela Diversidade Sexual.

* Nos dias 4 a 6 teve o II Encontro de Capoeira em Alagoas nos municípios de Maceió e Marechal Deodoro, com apresentações culturais, rodas de capoeira, batizado de capoeiras e oficinas.

* O Grupo Lésbico Dandara em Alagoas luta para que a sociedade respeite e dê visibilidade à causa. Em comemoração ao Dia Nacional da Visibilidade Lésbica organizou uma série de atividades nos municípios de Maceió e na Barra de Santo Antônio.

* O presidente da Comissão de Defesa das Minorias Étnico-Sociais da OAB-AL, Alberto Jorge Ferreira e adeptos da religião de matriz africana foram no dia 25, dialogar com a juíza Denise Lima Calheiros, para solicitar a devolução dos instrumentos de candomblé (atabaques) do Centro Espírita Africano, apreendidos por uma guarnição da Polícia Militar (PM) durante uma abordagem ocorrida por volta das 20h30 após denúncia de perturbação de sossego alheio.

* No dia 18, teve o seminário de avaliação “O Brasil consegue?”, sobre as propostas aprovadas na Conferência Nacional de Segurança Pública.

* Aconteceu no dia 20 mais uma roda do Grupo Feminista de Capoeira em frente à Feirinha da Pajuçara em Maceió.

* Ocorreu também no dia 20, uma festa em homenagem a “Oxum” realizado pela Casa de Iemanjá em Maceió. Cultuada em todas as religiões afro-brasileiras, é o orixá das águas doces dos rios e cachoeiras, da riqueza, do amor, da prosperidade e da beleza.

* O Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnicorracial de Alagoas vinculado a Secretaria Estadual de Educação e Esporte realizou no dia 23, um seminário sobre o Plano Nacional de Educação para as relações étnicorraciais, no auditório da Casa da Indústria.

* No dia 25, ocorreu outra edição do Cine Axé com o filme “Quase Deuses”.

* O 6º Ginga Terapia – Encontro e Seminário Nordestino de Capoeira Inclusiva, realizado pela Associação Pestalozzi de Maceió e o Grupo de Capoeira Muzenza ocorreu nos dias 25 e 26.

* Teve oficina de percussão – Maracatu, com o músico Marcello Santos, nos dias 25 a 27 no Sesc/AL.

* Seminário reuniu mais de 40 municípios do Estado na discussão do Plano Nacional de Educação para discutir propostas das Relações Étnicorraciais.

* No dia 27, a Associação Cultural de Capoeira Liberdade realizou o 2º Batizado de Capoeira e troca de cordas, na Escola Municipal Jayme de Altavila no conjunto Santa Lúcia em Maceió.

* O projeto Mirante Cultural – Um quilombo chamado Jacintinho teve mais uma edição no dia 28.

* O baile de formatura dos acadêmicos nos cursos de Gestão Hospitalar; Marketing Estratégico; Marketing e Serviços; e Recursos Humanos da Faculdade Alagoana de Administração (FAA) teve na decoração elementos da cultura afro.

* No dia 30, adeptos das religiões de matrizes africanas escreveram uma nota lamentando o posicionamento conjunto sobre o crime realizado por uma mãe que matou os dois filhos e afirmou que estava com o demônio no corpo. Além disso, também informa a sociedade alagoana o posicionamento sobre a atitude preconceituosa utiliza pelos meios de comunicação, que denominou o caso como magia negra.


Outubro

* A estreia do filme Besouro em Alagoas ficou marcada pela apresentação de uma roda de capoeira especial organizada pelo Grupo Muzenza em frente ao cinema, na praça de alimentação, antes de começar a sessão no Shopping Farol.

* No dia 2, teve a Festa do Inhame que é uma homenagem ao orixá Oxalá Oguian realizada pela Casa de Iemanjá.

* O Maracatu Baque Alagoano promoveu mais uma oficina de percussão no Museu Theo Brandão, nos dias 03 e 04.

* Durante o 17º Encontro Nacional de Jornalistas em Assessoria de Comunicação (Enjac) em Goiânia (GO), os profissionais negros que atuam nesta área participaram de uma reunião para discutir o racismo institucional e a avaliar a moção desenvolvida pelas Cojiras e seria apresentada na plenária.

* A Comissão dos Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira-AL) e o Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô realizou no dia 6, uma conferência livre de comunicação com o tema “A diversidade étnica e o direito à comunicação”. A atividade serviu para elaborar propostas que combatam os atos racistas utilizados nos grandes meios de comunicação.

* Nos dias 05 a 09 de outubro, aconteceu a I Mostra Bivolt – Cinema da Diversidade, idealizada pelo jornalista Álvaro Brandão, editor da coluna Bivolt.*

* O Grupo Legião Brasileira de Capoeira em Alagoas realizou o 1º Encontro Alagoano Feminino de Capoeira do grupo (I Enafec), com uma palestra sobre “A importância da mulher na capoeira”, oficinas (dança- afro, percussão, maculelê, benguela) e a tradicional roda de capoeira.

* O Centro de Cultura e Cidadania Malungos do Ilê realizou o Dia da Criança Afro-Descendente no bairro de Bebedouro. Cerca de 50 participantes, crianças e adolescentes compareceram nas oficinas de teatro, dança, capoeira, figurino, pintura e principalmente das brincadeiras.

* O Centro Afro Cultural Abaça de Oxum Pandá no Conjunto Village Campestre, no bairro do Tabuleiro do Martins, também desenvolveu várias brincadeiras infantis (corrida de saco, dança da laranja, dança da cadeira, quebra-pote, etc) e o Toque dos Erês.

* No dia 14, o Coletivo Afro Caeté participou da programação cultural da 11ª Feira Camponesa na Praça da Faculdade em Maceió, promovida pela Comissão Pastoral da Terra. Levou o batuque eletrizante dos tambores, alfaias e xequerês, além de músicas que exaltam a cultura indígena e negra.

* Helcias Pereira, ativista do movimento negro, participou da Rádio Caminho da Roça na Feira Camponesa e falou sobre os Guerreiros Quilombolas, com explanações históricas referentes a diáspora forçada dos africanos até o nosso país, a resistência de luta e a importância das ações afirmativas.

* Aconteceu uma audiência entre o comando da PM-AL e os religiosos de Matriz Africana (CANDOMBLÉ E UMBANDA) no dia 15, no Ministério Público, com o objetivo de estabelecer um ajuste de conduta ou um disciplinamento da abordagem militar.

* Representantes do movimento social negro alagoano estiveram no auditório do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino Privado (Sintep) para participar de um encontro convocado por Zulu Araújo, presidente da Fundação Cultural Palmares/Ministério da Cultura. O encontro teve dois pontos importantes de discussão: a instalação do escritório da FCP na cidade de União dos Palmares e a programação político-cultural do mês da consciência negra.

* No dia 22, o cantor Igbonan Rocha apresentou o show “Samba eu canto assim”.

* Representantes dos diversos segmentos do movimento negro participaram da consulta pública preparatória para a elaboração do Plano Integrado de Promoção ao Direito Humano à Segurança (Maceió Mais Segura).

* A Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos (SEMCDH) promoveu uma semanal estadual dedicada ao Dia de Mobilização Nacional Pró-Saúde da População Negra (27) com o tema “Racismo faz mal à saúde”.

* O prefeito Areski Freitas, juntamente com os secretários municipais de Cultura, Elson Davi, e de Turismo, Isabel Gomes receberam Zulu Araújo, presidente da Fundação Cultural Palmares (FCP) para discutir os preparativos da programação da Semana da Consciência Negra, em União dos Palmares.

* No dia 30, teve mais uma edição do projeto Mirante Cultural – Um quilombo chamado Jacintinho realizado pelo Centro de Estudos e Pesquisas Afro Alagoano Quilombo.

* A Secretaria de Turismo de União dos Palmares abriu as inscrições para o concurso Beleza Negra 2009, que será realizado na semana da Consciência Negra.

* O Cine Sesi Cultural no bairro da Pajuçara, sediou a 4ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul.

* A Casa de Iemanjá realizou no dia 31, o Toque de Luzia e a saudação à Jurema Sagrada.


Novembro

* O mês da consciência negra, período onde as ações político-culturais dos diversos segmentos afros se multiplicam e ganham mais visibilidade nos meios de comunicação. A programação foi extensa e diversificada, abrangendo vários municípios.

* O Projeto Raízes de Áfricas sob patrocínio da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas e apoio de outros parceiros, dentre eles a Faculdade Maurício de Nassau, promoveu no dia 06 no Centro de Convenções Ruth Cardoso em Maceió, o II Colóquio Etnicidades Internacional Brasil x Áfricas: Artes, Culturas e Literaturas como parte da programação da IV Bienal Internacional do Livro.

* A juíza baiana Luislinda Valois participou da Bienal do Livro em Maceió e lançou o livro “O Negro no Século XXI que faz um desabafo histórico e reconta a história do afro-descendente no Brasil.

* No dia 6 ocorreu o Concurso Miss Alagoas Globo 2010, e a grande vencedora foi a representante de Matriz de Camaragibe. Josilene Santos é a 1ª Miss Negra de Alagoas!

* Mestrandas do Programa de pós-graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade Estadual da Bahia ministraram oficina na atividade “Um Dia de Graça no Terreiro”, que ocorreu no dia 7, no Centro Afro Cultural Abaça de Oxum Panda.

* De 5 a 8 nos municípios de Maceió e União dos Palmares, a Federação Alagoana de Capoeira (Falc) realizou o IV Fórum Alagoano de Capoeira, com o tema central: "Capoeira na Escola - Integrando Educação e Saberes Populares".

* O Grupo de Capoeira Muzenza em Alagoas realizou no dia 07, a III Parada Cultural Muzenza 2009, no Centro de Treinamento Muzenza, no bairro do Clima Bom em Maceió.

* Também no dia 7, Centro de Educação Popular e Cidadania Zumbi dos Palmares promoveu palestras especiais sobre “Capoeira e Negritude” e “A formação do atleta da capoeira”, na sede da instituição localizada na Grota da Alegria, no bairro do Benedito Bentes em Maceió-AL.

* O Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô aproveitou o dia 08, para realizar o encontro de formação sobre o “Movimento Negro e o Estado”, que aconteceu na sede do Sindicato dos Jornalistas de Alagoas (Sindjornal) e ministrado por Carlos Martins – ativista e acadêmico de Ciências Sociais/Ufal.

* A Universidade Federal de Alagoas, visando promover o resgate dos antigos festivais universitários, realizou no período de 12 a 15 de novembro o primeiro Festival de Música. A cultura afro teve presença marcante no evento, com o Hip Hop e as músicas “Seja mais negra” de Camila Vasconcelos Carnaúba Lima e “Sina” de José Luciano Vieira de Freitas "Jukinha".

* A comunidade quilombola do Muquém, em União dos Palmares, foi palco na noite do dia 14, do concurso “Beleza Negra de Muquém 2009”.

* Teve a festa de Iansã no dia 14, na Casa de Iemanjá, para homenagear a orixá dos ventos, raios e ancestralidade.

* O Núcleo de Apoio e Desenvolvimento da Capoeira em Alagoas (Nadec) realizou no dia 13 o 3º Papoeira, com o tema: "Quilombos urbanos, realidades periféricas".

* Pelo segundo ano consecutivo, teve o show Zumbi Vive no dia 14, no Clube Fênix.

* Aconteceu mais uma edição do Palmares in loco realizado pelo Anajô, no dia 14 na Serra da Barria, com 30 pessoas oriundas da capital, dentre: educadores que atuam na Escola Municipal Nosso Lar e integrantes do Grupo de Capoeira Filhos de Angola, acompanhados pelo Mestre Diamante.

* A Pastoral da Negritude da Igreja Batista do Pinheiro completou quatro anos de existência em Alagoas no dia 15. Foi criada com o objetivo de despertar a comunidade evangélica para uma consciência negra, respatando a presença e a cultura africana na história bíblica.

* No dia 15, o cantor e compositor Djavan Caetano Viana, foi o único negro a receber a Medalha do Mérito da República Marechal Deodoro da Fonseca, destinada para as personalidades que contribuem com o processo de consolidação da democracia social do país.

* No dia 16 teve a entrega da Medalha de Honra ao Mérito Zumbi dos Palmares na Câmara de Maceió, por intermédio da vereadora Fátima Santiago, à ativista Arísia Barros e ao empresário José Carlos Lyra.

* A 6ª edição do Misa Acústico teve a participação de ícones da cultura afro alagoana como o cantor Igbonan Rocha que mostrou seu talento no show “Nego Maluco” e a Orquestra dos Tambores, que encerrou a programação em praça pública.

* O governo de Alagoas homenageou no dia 17, dez pessoas com a entrega da Comenda da Ordem do Mérito dos Palmares. Dentre elas, representando os segmentos afros, esteve o babalorixá Célio Rodrigues.

* O Núcleo de Gerência de Quilombolas do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) articulou junto com a Fundação Cultural Palmares a certificação de 26 comunidades remanescentes quilombolas em Alagoas para o dia 18.

* A Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) realizou no período de 17 a 19 de novembro, o IV Seminário Negritude e Resistência e a II Semana da Consciência Negra, respectivamente nos Campus I e V, localizados nos municípios de Arapiraca e União dos Palmares.

* No dia 19 foi lançado o livro “Memorial dos Palmares” escrito pelo jornalista carioca e historiador Ivan Alves, que foi editado pela Fundação Astrojildo Pereira. A solenidade aconteceu no Museu Theo Brandão, e contou com a parceria do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab) Ufal.

* A prefeitura de União dos Palmares sistematizou várias atividades na Semana da Consciência Negra, com: a caminhada “Respeitando as diferenças”; palestras; encontros alagoanos de Hip-Hop e das comunidades quilombolas; exposições, concurso de beleza, parada militar e desfile estudantil; cerimônia religiosa, shows e várias homenagens ao herói nacional Zumbi dos Palmares

* No dia 23, a Assembleia Legislativa de Alagoas por intermédio do Deputado Estadual Judson Cabral, entregou a Medalha de Honra ao Mérito Zumbi dos Palmares para o historiador e escritor Sávio de Almeida.

* De 23 a 28, os acadêmicos africanos da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) realizaram a VI Semana da Cultura Africana, com o tema: “África e os desafios do milênio”.

* A Cojira-AL comemorou no dia 24, os dois anos de atuação no Estado com o seminário sobre “Identidade Étnica no Censo 2010 e a responsabilidade social da mídia. No encerramento teve um coquetel afro e a apresentação de voz e violão.

* Mais uma vez o Arcebispo Dom Antônio Muniz celebrou a missa em nome da Paz pelo Respeito à Liberdade de Crença e as Diferenças Humanas, no dia 26, na Catedral Metropolitana de Maceió.

* Dedicado ao resgate e a valorização das tradições folclóricas alagoanas, o programa Balançando o Ganzá entrevistou no dia 28, Célio Rodrigues dos Santos, historiador, coordenador do Núcleo de Cultura Afro Brasileira Iyá Ogum-té e sacerdote de matriz africana.

* O lançamento de um núcleo de estudos sobre a diversidade étnica na Escola Estadual Professora Maria Lúcia Lins de Freitas no conjunto Graciliano Ramos foi cancelado. O Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô foi convidado para articular um seminário sobre a importância da Lei 10.639/03 e discutir o racismo na escola, mas a abertura foi suspensa porque a diretora ficou preocupada com a grande quantidade de pessoas no prédio e a possibilidade de venda de drogas ou roubo. A coluna axé denunciou o caso como racismo institucional.

* No dia 27, o Centro de Estudos e Pesquisas Afro Alagoano Quilombo comemorou os dois anos de realização do projeto Mirante Cultural – Um quilombo chamado Jacintinho.

* A população de Arapiraca prestigiou o melhor da cultura afro-alagoana, com: o afoxé Odô Yá, Coletivo Afro Caeté e a Orquestra de Tambores, no dia 28, no mercado de artesanato da Praça Ceci Cunha.

* No dia 28 à noite, ocorreu o prêmio Banco do Brasil Braskem de Jornalismo, o evento mais importante da categoria promovido pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Alagoas (Sindjornal). Ao todo foram 10 categorias e na lista dos vencedores estiveram profissionais negros como: Wellisson Vasco, Igor Castro e Emanuelle Oliveira.

* Durante todo o dia 29, a Comissão Pastoral da Terra em Alagoas realizou a 22ª Romaria da Terra e das Águas com o tema "Do êxodo ruras à periferia da capital". Na programação cultural teve o melhor da cultura afro-alagoana como o batque do maracatu, coco de roda e uma peça sobre a realidade dos moradores nas favelas e grotas.

* A professora Sirlene (Rasterinha) do Grupo Águia Negra, reforça que em todo o último domingo de cada mês, realizará uma roda de Capoeira com seus alunos (as) e amigos (as).


Dezembro

* Os integrantes do Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô comemoraram os quatro anos de rearticulação da entidade e também o retorno aos Agentes de Pastoral Negros do Brasil (APN’s).

* O Grupo União Espírita Santa Bárbara (Guesb) realizou no dia 6, a festa de Oxum.

* O secretário adjunto e ministro interino da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Eloi Ferreira de Araújo veio a Maceió no dia 7, para ministrar a palestra “O Desenvolvimento Sustentável e a Adoção de uma Política Proativa para a Promoção da Igualdade Humana”.

* O feriado sagrado de Nossa Senhora da Conceição, que no sincretismo religioso, também serve para cultuar Iemanjá teve oferendas nas praias, plantio de mudas sagradas e a apresentação de vários grupos percussivos.

* As homenagens à matriarca da religiosidade de matriz africana iniciaram em 08 de dezembro e foram concluídas no dia 19 com várias manifestações na orla de Maceió e nas casas de axé, além da exposição Encanto das Águas no Museu de Imagem e Som de Alagoas (Misa).

* Nos dias 11 a 13, aconteceu o III Muzenza Yá promovido pelo Grupo Muzenza de Capoeira. O encontro realizado anualmente busca expandir, diversificar e agregar valores a capoeira no Estado de Alagoas, além de mostrar o talento feminino.

* O historiador e professor universitário, Zezito Araújo recebeu a Comenda do Mérito Educativo Alagoano. Trata-se de um reconhecimento aos trabalhos realizados na área de educação acerca da temática negra em Alagoas.

* No dia 12, a casa de axé Abassá de Oxum Pandá coordenada pela Mãe Rosa, realizou a saída de Yaô de Oxum para novos adeptos da religião de matriz africana.

* A 1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom) aconteceu de 14 a 17 de dezembro. Teve 25 delegados de Alagoas, e defendendo as questões étnicorracisis e participando da articulação "enegrecer a Confecom" estiveram a jornalista Valdice Gomes (presidente do Sindjornal e integrante da Cojira) e Arísia Barros (publicitária, professora e ativista negra).

* No dia 19, teve no Orákulo o show “Samba de todos os tempos” apresentado pelo grupo de Chorinho Malacada e a cantora Pauline Alencar.

* Ocorreu a IV Parada Cultural organizada pelo Grupo de Capoeira Muzenza, no bairro do Clima Bom em Maceió. Dentre as atrações estiveram: a Capoeira Muzenza, Dragões do fogo; Hip Hop com Direitos Negados e Cica Drist; além da exibição do filme "Maré, Nossa história de amor”.

* Teve no dia 20, o encontro de formação do Anajô sobre “APN’s – trajetória e avanços”, com a presença do coordenador estadual de São Paulo Nuno Coelho e a quilombola Jaqueline Soares da cidade de Ubatuba (SP). Eles também visitaram o Parque Memorial Quilombo dos Palmares.

* O encontro Erí-okán e Omòdé (Consciência e Juventude) no dia 21 encerrou as atividades do Projeto Raízes de Áfricas no ano de 2009. Teve como objetivo a construção coletiva da “Carta da Juventude Alagoana para o Ano que Vai Nascer”, pautada na implementação de políticas públicas.

* Cerca de 50 capoeiristas dos grupos Liberdade, Quilombo dos Palmares e Gaviões fizeram uma bela confraternização no dia 27, para apoiar a Associação de Capoeira Berimbau de Ouro (A.C.B.O), que tem o Mestre Caveirinha como presidente, que nos últimos anos vem enfrentando problemas de saúde e se afastando das atividades capoeirísticas.

* No dia 29, O Ponto de Cultura Guerreiros da Vila, a Associação dos Moradores da Vila Emater, a COOPVILA e o Centro de Educação Ambiental São Bartolomeu convidam os moradores e amigos para o II Ato pela Paz e pela Vida, onde serão compartilhadas as lutas, conquistas e esperanças.

* A Comissão dos Jornalistas pela Igualdade Racial em Alagoas (Cojira-AL) deseja que 2010 venha repleto de muitas realizações, saúde e justiça social! Reafirmamos o nosso compromisso com uma mídia comprometida com a responsabilidade e a pluralidade do povo brasileiro.



Helciane Angélica – jornalista (1102 MTE-AL)

helciane.angelica@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!