terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Retrospectiva

Por: Helciane Angélica


O ano de 2009 foi extremamente representativo para a Comissão dos Jornalistas pela Igualdade Racial em Alagoas, pois teve a adesão de novos integrantes e a participação ativa em diversos encontros de formação, atos e apresentações culturais – sempre com a missão de destacar os avanços e as reivindicações dos segmentos afros.


A coluna axé recebeu elogios de ativistas, professores e formadores de opinião em todo o país, e também homenagens dos capoeiristas, que no mês de março entregaram uma placa à jornalista responsável pelo veículo onde parabenizava o trabalho executado.


Além disso, a Cojira-AL fez parte da comissão organizadora da Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial (II COEPIR) ajudando na divulgação e depois compôs o quadro de 23 delegados de Alagoas eleitos para participar da Conferência Nacional pela Igualdade Racial em Brasília (Conapir) em Brasília, que reuniu lideranças de diversos movimentos sociais, representantes das comunidades tradicionais (terreiros, religiosos de matrizes africanas e quilombolas), indígenas e ciganos de todo o país. Foi um momento de grande crescimento, para discutir propostas que estimulassem a ampliação de políticas públicas e ainda o intercâmbio com outros jornalistas que lutam para dar visibilidade às questões étnicorracias na mídia nacional.


Estamos caminhando bem e enfrentando muitos desafios, mas há muito para ser feito, queremos investir na realização de pesquisas, ampliar a sensibilização e formação sobre a temática negra junto aos acadêmicos de comunicação social e profissionais, além de continuar denunciando os casos de intolerância religiosa e o racismo nos mais diversos setores da sociedade, além de repudiar os termos racistas constantemente utilizados nos meios de comunicação.


Aproveitamos o momento, para informar que chegamos à 80ª edição da coluna e mais uma vez produzimos a retrospectiva afro-alagoana (mês a mês), ações pioneiras no país que destacam os melhores momentos das ações político-culturais sobre no Estado de Alagoas, confira neste blog. Queremos desejar um novo ano repleto de muitas realizações, paz, saúde e justiça social! Reafirmamos o nosso compromisso com uma mídia comprometida com a responsabilidade e a pluralidade do povo brasileiro. Axé!


Fonte: Coluna Axé - Tribuna Independente (29.12.09)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!