segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Capoeira, resgate da cidadania

Na cidade de Maceió, o bairro da Santa Lúcia sempre fez parte da história da capoeira da cidade, onde está localizada a Associação de Capoeira Berimbau de Ouro (A.C.B.O), que tem o Mestre Caveirinha como presidente. Nos últimos anos o mestre tem enfrentado problemas de saúde, ficando afastado das atividades capoeirísticas e até mesmo da vida social e familiar.

Em novembro de 2009, o presidente da Federação Alagoana de Capoeira (FALC), o contra-mestre Marco Baiano, junto com alguns mestres resolveram intervir e promover o retorno do mestre caveirinha ao convívio da capoeira, e foi feito um grande multidão de limpeza e readaptação da casa-academia com o intuito de que sejam promovidas atividades como rodas de capoeira, aulas ministradas pelo próprio mestre ou outros capoeiristas, realizando assim uma valorização do mestre e do espaço considerado histórico para a capoeira de Maceió, lembrando-se da lendária roda de sexta-feira, onde se encontravam os grandes capoeiristas de Maceió.

Assim, o Núcleo de Apoio e Desenvolvimento da Capoeira em Alagoas (NADEC-AL) também participa deste processo e realizou uma grande roda no domingo dia 27 de dezembro às 17 h, com a presença de 50 capoeiristas, sob a organização dos professores: Carlos Pereira, do grupo Liberdade e coordenador do Nadec; professor Leão, grupo Quilombo dos Palmares e o professor negão do grupo Gaviões. Os três, atualmente, são as pessoas que ministram aulas no bairro, considerado um grande celeiro da capoeira alagoana, que foi prestigiado por várias pessoas e o mestre Caveirinha.

Neste momento, também ficou acertado entre os organizadores da roda, o mestre Caveirinha e o contra mestre Marco Baiano, ao final da roda afirmaram que esta atividade será mantida e será realizada sempre no primeiro domingo de cada mês. Com isso, a ação contribuirá para a valorização do mestre e do espaço que a capoeira iria perder.

Agradecemos a todos e contamos com a presença de todos em mais esta caminhada.

Axé e feliz 2010, com muita capoeira e sucesso a todos.


Professor Carlos Liberdade.

Coordenador Nadec-AL.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!