Por: Helciane Angélica - jornalista e integrante da Cojira-AL
Acontece até quarta-feira (17) a Conferência Estadual de Segurança Pública no Centro de Cultura e Convenções de Maceió, no Jaraguá. O objetivo é definir os princípios e as diretrizes que possam contribuir para uma política nacional de segurança pública, ou seja, consolidar a implantação de um modelo único em todo o país sobre o setor.
Pela primeira vez, conta com a participação de diversos segmentos da sociedade civil: organizações não-governamentais, sindicatos, centros comunitários, movimentos sociais, etc. A discussão será ampla e rica, e com certeza o recorte étnicorracial estará presente, destacando-se na avaliação crítica sobre as abordagens policiais; o genocídio da juventude negra nas grandes cidades, provocados pela violência e o tráfico de drogas; além da falta de assistência quanto a segurança nas comunidades remanescentes de quilombo.
É extremamente importante a presença da sociedade, principalmente, nas conferências livres que serão intensificadas nas periferias. Todas as propostas aprovadas serão encaminhadas para a Conferência Nacional de Segurança Pública (Conseg), que acontecerá em Brasília, entre os dias 27 e 30 de agosto. Mais informações no site: www.conseg.gov.br.
Comentário publicado na 57ª edição da Coluna Axé no jornal Tribuna Independente (16.06.09)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradecemos sua mensagem!
Axé!