quinta-feira, 25 de junho de 2009

II Conapir reúne lideranças de todo o país


Em Brasília, Helciane Angélica
Jornalista e integrante da Cojira/AL


Teve início nesta quinta-feira (25) as atividades da II Conferência Nacional pela Igualdade Racial no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. Até às 15h, cerca de 1500 pessoas de várias parte do Brasil realizarão o credenciamento no local e receberão o kit do evento, composto por: regimento; material informativo que servirá de subsídio para as discussões; camiseta do evento; livro; um DVD sobre "Diálogos com a ONU-Igualdade Racial" e folders diversos.

A cada instante chegam lideranças de diversos movimentos sociais, representantes das comunidades tradicionais (terreiros, religiosos de matrizes africanas e quilombolas), indígenas, ciganos e artistas. O estado de Alagoas trouxe 23 delegados: 13 da sociedade civil, oito (8) do poder público (municipal e estadual) e dois (2) parlamentares.

Dentre os objetivos do encontro estão: analisar e repactuar os princípios e diretrizes aprovados na I Conferência; avaliar as diretrizes para a implementação do Plano Nacional de Promoção da Igualdade Racial; apresentar propostas de alteração do conteúdo do plano e de sua forma de execução; além de definir diretrizes que possibilitem o fortalecimento das políticas de promoção da igualdade racial, na perspectiva de superação das desigualdades raciais ainda existentes.

A partir das 18h, terá início a abertura solene com a presença do Presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva e diversas autoridades.



Cojira-AL


Uma das instituições que encontra-se presente, inclusive com direito a voto, é a Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial em Alagoas (Cojira-AL) vinculado ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Alagoas (Sindjornal). A jornalista e editora da coluna axé, Helciane Angélica Santos Pereira, foi eleita com 34 votos na Conferência Estadual para ser uma das delegadas.


Para ter acesso a outras informações, os interessados podem acessar o portal www.conapir2009.com.br e conferir as matérias especiais neste blog www.cojira-al.blogspot.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!