domingo, 28 de junho de 2009

Jornalistas pela igualdade racial se encontram na Conapir



Por: Helciane Angélica
Jornalista e integrante da Cojira-AL, diretamente de Brasília


Durante a 2ª Conferência Nacional pela Igualdade Racial em Brasília, os jornalistas que atuam no desenvolvimento da mídia étnicorracial se encontraram na sala da imprensa para estabelecer o intercâmbio entre os profissionais e ações desenvolvidas; deliberação sobre a moção; Encontro de Jornalistas pela Igualdade Racial em Alagoas no mês de outubro; e a Conferência Nacional de Comunicação.

Participaram da atividade as Comissões de Jornalistas pela Igualdade Racial (COJIRAs) de Alagoas e Distrito Federal; Afropress - Agência de Informação Multiétnica; Jornal Como é; Revista Mãe África; Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária (Abraço); Instituto Mídia Étnica (BA).




Valdice Gomes e Helciane Angélica foram as representantes da Cojira-AL



Confira a moção que foi escrita e apresentada nos grupos de trabalho, inclusive, aprovada no GT de trabalho - na tarde deste domingo, será discutida na grande plenária.



Moção de repúdio e reivindicação sobre a área da Comunicação na 2ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial



Os participantes e as participantes da 2ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial repudiam os meios de comunicação privados pela invisibilidade deste importante momento de avaliação das políticas públicas do Estado para o combate ao racismo. Reivindicamos que a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) garanta mecanismos de visibilidade deste debate na mídia privada, insira o eixo temático comunicação na próxima conferência e atue para que o governo federal destine recursos publicitários para órgãos de mídia alternativa. No âmbito da comunicação pública, exigimos que o governo federal estabeleça programas de ação afirmativa, cotas raciais e de gênero nos concursos para a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e assessorias de comunicação dos órgãos públicos. No âmbito da Conferência Nacional de Comunicação, reivindicamos que a Seppir atue na organização deste encontro, apoie a participação de comunicadores negros, indígenas e ciganos e garanta espaços para o debate de temas como: racismo, homofobia e intolerância religiosa nos meios de comunicação, regularização de rádios comunitárias quilombolas, negras, indígenas e ciganas, além da aplicação nos cursos de comunicação da lei 11.645/08 (Lei de Inclusão da História e Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena nos Currículos Escolares).



Proponentes:

Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira) de Alagoas e do DF
Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária (Abraço)
Afropress – Agência de Informação MultiétnicaInstituto Mídia Étnica (Bahia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!