sexta-feira, 26 de junho de 2009

Ministro Joaquim Barbosa recebe representantes da delegação alagoana


As cinco alagoanas fizeram questão de demonstrar o respeito e admiração que têm em relação ao primeiro negro atuante no STF, que já se tornou um ícone para a população afrodescendente



Por: Helciane Angélica
Jornalista e integrante da Cojira-AL, diretamente de Brasília




Na tarde desta sexta-feira (26) foi promovida uma audiência com o Ministro Joaquim Barbosa na sede do Supremo Tribunal Federal (STF) em Brasília, com representantes da delegação alagoana que participam da II Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial até domingo.

A audiência foi articulada pela ativista e professora Arísia Barros (ONG Maria Mariá e Fórum de Entidades Negras de Alagoas); e contou com a participação das jornalistas e ativistas Valdice Gomes e Helciane Angélica, integrantes da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial em Alagoas e do Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô; Elis Lopes, gerente afro quilombola que representou o Governo de Alagoas; e as vereadoras municipais de Maceió, Fátima Santiago e Teresa Nelma.

O encontro teve como pontos de pautas: a moção de apoio sobre a sua postura e encaminhamentos executados pelo ministro no STF, que foi acatada na Conferência Estadual; a entrega da Comenda Pontes de Miranda, aprovada por unanimidade na última terça-feira na Câmara Municipal de Vereadores de Maceió; e a solicitação da visita e uma agenda positiva em Alagoas com os segmentos afros.

Na ocasião, as alagoanas agradeceram a oportunidade adquirida em conhecê-lo pessoalmente e fizeram questão de demonstrar o respeito e admiração que têm em relação ao primeiro negro no STF. Também foi entregue um DVD que apresenta um pouco da história e belezas naturais do estado de Alagoas.

“Eu sei ministro que o senhor não defende causas, mesmo assim o senhor é uma referência, um exemplo para o povo negro. O estado de Alagoas precisa receber pessoas que impulsionem a população a lutar, e hoje ministro lá, em Alagoas o senhor é o cara!”, declarou Arísia Barros. O ministro agradeceu aos elogios, ressaltou que já visitou o estado por duas vezes, mas que no momento encontra-se com dificuldades na agenda.

A atividade transformou-se em um agradável bate-papo, que se deslocou para outros temas, como: a importância da II Conapir, as ações desenvolvidas em Alagoas favoráveis as questões énticorraciais e até sobre a decisão do STF contra a obrigatoriedade do diploma de jornalista – no dia da votação, o ministro não estava no Distrito Federal e não pôde participar.

As representantes reforçaram o interesse em articular a agenda positiva, inclusive para entregar solenemente em outubro, a Comenda Pontes de Miranda, uma homenagem e uma referência jurídica que possui o nome de um grande jurista alagoano, reconhecido nacionalmente.


Referência

Joaquim Benedito Barbosa Gomes nasceu em Paracatu (MG), no dia 07 de outubro de 1954 é um jurista brasileiro que foi nomeado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para atuar como ministro do Supremo Tribunal Federal do Brasil. Desde o dia 25 de junho de 2003, é o único negro entre os atuais ministros do STF.

O ministro afirmou que sempre possuiu bons laços com o movimento negro nacional e internacional, mas nunca foi de ficar na frente de batalha e tem como grande inspiração e referência, o ativista Abdias Nascimento.

“Eu faço uma militância a minha maneira, participava de alguns encontros, mas nunca fui de apresentar bandeiras de luta e de estar à frente das mobilizações. Hoje, meu único comprometimento é criar uma identificação silenciosa com negros e brancos do Brasil. E com o passar dos anos temos preparar outros para estarem aqui”, afirmou.

Um comentário:

  1. Axé negra linda saiba que assim como Joaquim Barbosa e referência, para nós você tambem é uma grande referência para o movimento negro do seu estado e para nós APNS do Brasil um afro abraço, e parabens negra linda.

    Leandro Dias

    ResponderExcluir

Agradecemos sua mensagem!
Axé!