domingo, 7 de junho de 2009

Educação realiza formação para professores de comunidades quilombolas


A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), por meio da Diretoria de Educação de Jovens e Adultos (Deja) e da Gerência de Educação Etnicorracial e de Gênero, realiza a partir desta segunda-feira (8), às 10h, no Centro de Formação Ib Gatto Falcão (Cenfor), situado no Cepa, uma Formação Continuada do Programa Brasil Alfabetizado, voltada para alfabetizadores que atuarão nas comunidades quilombolas.

Segundo a gerente de Educação Etnicorracial e de Gênero da SEE, Irani da Silva Neves, esta formação conta com a parceria estabelecida entre a secretaria, o Instituto de Terras do Estado de Alagoas (Iteral) e o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Federal de Alagoas (Neab/Ufal). “Este grupo de educadores receberá uma formação diferenciada. Nela, estará incluída a temática sobre quilombo e a Lei nº. 10.639/03”, destacou.

“Para a gerência de Educação Etnicorracial, esse diálogo com a Deja é de suma importância para garantir políticas que garantam o acesso e a permanência dessa população na educação formal. Toda essa formação será voltada para os alfabetizadores que atuarão nessas comunidades”, acrescenta Irani.

Durante o início da Formação Continuada, haverá uma representação teatral da poesia “Maria Quaisquer”, com Gabriela Cosme e o músico Isaías, ambos do Movimento Negro.

O foco central do primeiro dia será a Lei nº. 10.639/03. A responsável por esta temática será a professora doutora Clara Suassuna, diretora do Neab/Ufal. Na terça-feira (9), as temáticas serão A Língua Portuguesa e a Diversidade e os Quilombos. Quem conduzirá o primeiro tema será Valéria Cavalcante, da SEE. Já o sociólogo do Iteral, Cristiano Barros, falará sobre quilombos. Na quarta e na quinta-feira o tema principal será a Etnomatemática, assunto que será ministrado por Adriana Costa, da SEE.


Fonte: Agência Alagoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!