quarta-feira, 17 de junho de 2009

Infecção vaginal é associada à falta de vitamina D


O distúrbio é tratável com antibióticos, mas pode levar a partos prematuros e é uma importante causa de mortalidade infantil



A vaginose bacteriana é a infecção da vagina mais comum em mulheres em idade reprodutiva. Um novo estudo descobriu que ela está associada a uma deficiência de vitamina D. O distúrbio é tratável com antibióticos, mas pode levar a partos prematuros e é uma importante causa de mortalidade infantil.

A análise, publicada na edição de junho do The Journal of Nutrition, examinou 209 mulheres grávidas brancas e 260 negras, numa clínica de Pittsburgh. Foi descoberto que mais da metade das mulheres tinham níveis de vitamina D abaixo dos 37 nanomols por litro. Um resultado de 80 é geralmente considerado adequado.

Depois de controlar outros fatores, um nível de vitamina D de 50 ou menos esteve associado a um aumento de 26% na probabilidade de vaginose bacteriana. Um resultado de menos de 20 esteve associado a um aumento do risco de 65%. Cerca de 52% das mulheres negras tinham vaginose bacteriana, em comparação a 27% das mulheres brancas. As mulheres negras tiveram três vezes mais probabilidade de apresentar deficiência de vitamina D, possivelmente porque a pele mais escura evita a síntese adequada da vitamina.

A principal autora do estudo, Lisa M. Bodnar, professora assistente de epidemiologia da Universidade de Pittsburgh, afirmou que o estudo não significa que as mulheres devam "correr em busca de megadosagens de vitamina D".

"Se as mulheres têm preocupações com seus níveis de vitamina D", continuou, "elas devem conversar com seus médicos sobre se os suplementos são apropriados".


Fonte: UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!