sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Ministro visitou Comunidade Quilombola do Curiaú e instalou o Comitê Gestor do programa Brasil Quilombolas

O governador do Amapá, Waldez Góes, e o ministro da Igualdade Racial, Edson Santos, visitaram em 26 de julho a comunidade Quilombola do Curiaú e oficializaram, no Amapá, a instalação do Comitê Gestor do programa Brasil Quilombolas, que visa desenvolver políticas públicas voltadas para os afro-descendentes e para as comunidades quilombolas existentes no país.

O programa foi criado em março de 2004, pelo Governo Federal, como uma política de Estado para as comunidades quilombolas, que somam aproximadamente duas mil. O Brasil Quilombolas abrange um conjunto de ações integradas com diversos órgãos governamentais, com previsões de investimentos próprias que beneficiarão quilombos e populações afro-descendentes.

O presidente do Conselho das Associações dos Afro-descendentes do Amapá, José Araújo da Paixão, agradeceu a presença do ministro e pediu agilidade para a regularização e titulação das terras quilombolas do Amapá. "Estou muito feliz por estar pela primeira vez discutindo políticas para as comunidades afro-descendentes, é uma satisfação ver a força de vontade de todos os órgãos públicos em busca de um só objetivo", enfatizou.

"Nós queremos garantir a transparência desses recursos que vêm beneficiar as comunidades quilombolas. É nossa responsabilidade (governos federal, estadual e municipal) garantir melhorias nas condições de vida do povo. Aqui no Amapá temos a parceria de um governador que luta para o bem estar da população amapaense", ressaltou o ministro.

Para o superintendente do Instituto Nacional de Reforma Agrária (Incra), Alessandro Tavares, o programa Brasil Quilombolas é um desafio, o qual ele avalia dizendo que o primeiro passo a ser tomado é titular as áreas onde vivem as comunidades e criar políticas para as áreas já regularizadas no Curiaú. Concluiu firmando o compromisso de regularizar as terras das comunidades quilombolas da localidade.

O governador Waldez Góes ressaltou a excelente relação que o Estado tem com o Governo Federal e que vive grande momento, com significativos avanços nos seus mais variados setores, entres eles cultura, pesca, segurança e saúde: "Isso é fruto do diálogo que temos com as comunidades, no sentido de diminuir as desigualdades racial, social e econômica, uma vez que temos um Governo que busca parcerias para a melhoria da qualidade de vida do nosso povo", afirmou.

A presidente da Associação dos Moradores do Quilombo do Curiaú, Rosineide Araújo, falou sobre as políticas públicas que vêm sendo implantadas pelo Governo do Estado para diminuir as desigualdades. "Não é um privilégio, é, na realidade, o exercício da democracia. Sentimo-nos honrados com a implantação do Ponto de Cultura, que deu certo. A Secretaria Extraordinária de Políticas para os afro-descendentes vem incentivando, preservando e desenvolvendo a diversidade cultural do Quilombo do Curiaú e dos demais situados neste Estado", completou.

Fonte: correaneto.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!