sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Educação participa de Oficina Quilombola em Salvador

A Gerente de Educação Étnico-Racial da Secretaria de Estado de Educação e Esporte, professora Arísia Barros participa da III Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio-Ambiente, no período de 29 a 31 de agosto, no Centro de Referência a Cultura Afro-Brasileira em Lauro de Freitas (BA). Na ocasião, será lançada a promoção da diversidade étnico-racial no âmbito da Conferência, com a realização da Oficina para as Escolas Quilombolas.

O convite para participação de Alagoas no evento surgiu da Coordenadora Geral de Educação Ambiental, do Ministério da Educação, Rachael Trajber que enfatiza a necessidade de uma maior mobilização e integração da escola. ”Estamos contando com o apoio dos professores nesse trabalho, que precisa ser de educação mesmo, de aprendizagem mais aprofundada, de pesquisa de conteúdos e de diálogo. Estamos enfatizando que a riqueza do processo de Conferência se dá no espaço escolar, com a comunidade em uma perspectiva de educação para a vida toda, tendo a escola como um local privilegiado”, afirmou.

A Conferência Nacional
A Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, criada no âmbito da Conferência Nacional do Meio Ambiente, envolve as escolas do segundo segmento do Ensino Fundamental. Nas duas versões (2003 e 2005/2006) a Conferência envolveu 26.927 escolas em todo o país, mobilizando 9.459.932 pessoas.

Em 2008/2009, a III Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente debaterá a temática “Mudanças Ambientais Globais” em uma perspectiva sistêmica e integradora com uma ação afirmativa abrangente que contemplará a diversidade existente nas comunidades indígenas, quilombolas, meninos e meninas em situação de rua e assentamentos rurais, dentro das ciências, história, geografia e linguagens.

A Diversidade na Educação de Alagoas
Alagoas é o estado referência em aplicabilidade de políticas públicas na educação. Pioneiro na estadualização da Lei Federal nº 10.639/03. A educação de Alagoas possui uma legislação própria a lei nº 6.814/07, sancionada pelo governador Theotonio Vilela Filho.

De acordo com Arísia, “A ação étnica da educação em Alagoas é focada no princípio da igualdade, de modo que enxergamos o respeito às diferenças como a ação ampla do fazer educação, com auto-estima, cidadania e consciência racial. E essa ação tem rendido dividendos", destacou.

Após a exposição do trabalho étnico da Secretaria de Estado da Educação, no Encontro Nacional dos Secretários de Educação, ocorrido em Porto Alegre, no dia 1º de agosto de 2008, Alagoas foi escolhido por unanimidade pelo Conselho Nacional dos Secretários de Educação para ser a representante do mesmo, no Grupo Interministerial, criado pelo Ministério da Educação, para a implementação da Lei nº 10.639/03”.

A Secretaria de Educação do estado de Alagoas é a única do Brasil a fazer parte do referido GT.
Com informações da Gerência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!