terça-feira, 5 de agosto de 2008

Encontro Afro Alagoano de Educação é aberto nesta terça-feira, em Palácio, com embaixador africano

Intensificar os debates sobre a igualdade racial, possibilitando a implementação de políticas públicas e a troca de experiências com países africanos. Estes são os objetivos do 32º Encontro Afro Alagoano de Educação: “Alagoas por Excelência Terra Negra de Zumbi” realizado nesta terça (05) e quarta-feira (06) pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), por meio da Superintendência de Gestão da Educação Básica e da Gerência de Educação Étnico – Racial. O encontro ocorre no auditório Aquatune, do Palácio República dos Palmares.

O encontro é dirigido os educadores e a sociedade civil em geral. Tem como palestrantes o embaixador extraordinário e plenipotenciário da República de Cabo Verde, Daniel Antônio Pereira, e o antropólogo/doutor em História e cavaleiro da Ordem do Mérito dos Palmares, Luiz Sávio de Almeida. “Pretende-se, através do evento, o debate acerca das políticas de igualdade racial no Estado, tal como a relevância do movimento negro em nossa cultura”, informa a secretária de Estado da Educação e do Esporte, Marcia Valéria Lira Santana.

Programação - Às 09h30 desta terça-feira será realizada a palestra “Àiyè Ipádè Órún”, ministrada pelo embaixador cabo-verdense e pelo historiador. Será instituído o debate acerca da importância da igualdade de raças no Brasil, bem como as possibilidades de diálogo e troca de experiências com os países irmãos. Às 15h00 ocorrerá, na Assembléia Legislativa, a palestra “Tecendo tranças para Construir Alianças”, cuja a pauta será a implementação de políticas públicas voltadas para a erradicação do preconceito, na construção de uma cidadania justa e igual para todos. Como palestrante, o embaixador da República de Cabo Verde, Daniel António Pereira.

Nesta quarta-feira (06), às 10h, na Sala de Imprensa, o embaixador terá um encontro com alunos africanos da Universidade Federal de Alagoas, no qual serão levantados os problemas enfrentados por esses alunos no âmbito escolar. Às 13h, o embaixador irá almoçar com empresários e personalidades alagoanas na Casa da Indústria, oportunidade em que será explorado o potencial diplomático existente nas relações bilaterais com os países africanos, gerando o debate e fundamentando a criação de cooperações técnicas, estreitando as relações.
Na oportunidade, será apresentado o projeto “Encontro Internacional Brasil-Alagoas - África”: Educação, Políticas Públicas, Cooperação e Comércio“, que está programado para acontecer nos dias 10 e 11 de novembro, visando o intercâmbio cultural e a troca de experiências entre Alagoas e os outros países africanos, além de expor as ações pedagógicas de aplicabilidade da Lei Estadual nº 6.814/07.

A gerente de Educação Étnico – Racial da SEE, Arísia Barros, destaca a importância do encontro para que Alagoas caminhe rumo à igualdade racial e melhores condições de cidadania. “Pontes estão sendo criadas para que nosso Estado se firme como terra justa e igual para todos, trilhando o rumo de um melhor desenvolvimento da educação e da cidadania como um todo. A temática africana já é abordada em muitas escolas, motivo este que fez com que Alagoas fosse convidada para participar da 3ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), ocorrido no dia 31 de julho”, ressalta.
Fonte: ASCOM SEE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!