segunda-feira, 16 de julho de 2012

VII Festival Alagoano das Palavras Pretas faz homenagem ao Dia do Amigo


Evento reúne pessoas, poesias, boa música e valoriza a cultura negra, no Dia Internacional da Amizade

Com o objetivo de ressignificar a literatura negra, com a universalidade dos movimentos de auto-afirmação da consciência, além do mês de novembro, o projeto Raízes da África, coordenado por Arísia Barros, em parceria com o Mojubá Petiscaria Baiana e apoio da Secretaria da Mulher da Cidadania e dos Direitos Humanos, realiza no dia 20 de julho, o VII Festival Alagoano das Palavras Pretas: “Mojubá O luku mi” que na língua africana yorubá quer dizer: Eu saúdo Meus Amigos.

O evento, que será realizado na Mojubá Petiscaria Baiana, no Dia Internacional da Amizade, reúne pessoas que gostam de interpretar, ouvir e sentir poesias, que no Festival têm a temática negra. A escolha do tema, data e local foi estratégica. A temática foi escolhida pela necessidade de revalorizar a importância do dia 20 de julho, Dia Internacional da Amizade ou o Dia do Amigo, data que em alguns estados já consta no calendário cultural.

O Mojubá Petiscaria Baiana pretende trazer para os alagoanos pratos que aliam sabor, cultura e história. “Além de oferecer pratos de qualidade, a petiscaria pretende sempre fomentar a cultura local e afro, realizando programações que valorizem os artistas e projetos locais”, disse Fabrício Carvalho, um dos sócios da empresa.

Para Arísia Barros, o Festival Alagoano das Palavras Pretas tem o duplo desafio de estabelecer e consolidar caminhos alternativos, agregando e despertando a atenção de um público diversificado para um outro tipo de literatura, como também reinventar o prazer da boa prosa poética”. Juntar gente que queira alimentar a alma com poesia , quebrando os distanciamentos geográficos das pessoas com interesses, afetos e palavras. Gente que tenha o prazer de encontrar os amigos.

O VII Festival Alagoano das Palavras Pretas: “Mojubá O luku mi”/Eu saúdo Meus Amigos, será realizado a partir das 20h, e o ponto alto da programação é a interpretação dos 50 (cinquenta) poemas, que estarão expostos nos espaço, pelo público, apresentações artísticas, dentre elas o cantor e compositor alagoano Gustavo Gomes que interpreta Ponto do Colibri , composição em parceria com Petrúcio Baeto. A música está sendo cotada para se tornar o Hino da Serra da Barriga,AL .

Durante o Festival haverá a entrega de 10 certificados: “Mojubá O luku mi”/Eu saúdo Meus Amigos”, como reconhecimento ao trabalho de pessoas e instituições compromissados com a promoção das políticas para a igualdade racial.

Haverá também a entrega de certificados “Amigo É Coisa Para se Guardar” para as 10 melhores declarações de amor e amizade, do público que devem ser interpretadas ao vivo e a cores e ao lado do amigo a ser presenteado. Um júri fará a seleção das melhores declarações.

O VII Festival Alagoano das Palavras Pretas: “Mojubá O luku mi”/Eu saúdo Meus Amigos tem como parceiro a Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos. A Mojubá Petiscaria Baiana fica quase em frente à Chopparia Alagoana, numa transversal da Av. Amélia Rosa. O Festival é gratuito, mas com vagas limitadas. As reservas de mesa devem ser feitas até 19 de julho, às 19h, pelo e-mail da mojubapetiscariabaiana@gmail.com. Mais informações: (82) 8834-5638/8827-3656



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!