terça-feira, 10 de julho de 2012

Aperfeiçoamento étnicorracial e de gênero


Por: Helciane Angélica - com informações do edital


A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) estar com as inscrições abertas até o dia 13 de julho, para dois novos cursos de aperfeiçoamento: Educação para as Relações Étnicorraciais e Gênero e Diversidade na Escola – uma iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied), e, tem como financiador o Ministério da Educação – SECADI.

Os cursos visam promover e propiciar meios para a elevação da qualidade do ensino com base na diversidade e no respeito aos direitos humanos, assim como, capacitar e formar educadores e educadoras da rede pública do Ensino Básico na direção do desenvolvimento e consolidação de uma cultura que valorize a diversidade étnicorracial, a equidade de gênero e que rechace qualquer forma de discriminação social. 

Também busca facilitar uma aproximação teórico-conceitual acerca dos seguintes temas: a) panorama sócio-histórico e cultural da diversidade no mundo ocidental, particularmente no Brasil; b) gênero como categoria útil de análise e intervenção, o pensamento feminista, as desigualdades de gênero no cotidiano escolar e caminhos de enfrentamento; c) sexualidade em perspectiva plural e sócio-historicamente contextualizada e os direitos reprodutivos e sexuais no âmbito dos direitos humanos; d) Raça, Etnicidade, Racismo, Discriminação, Preconceito. 

As aulas ocorrerão em modo semipresencial nas cidades de Arapiraca, Maragogi, Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema e Maceió. Ao todo são 400 vagas, sendo 250 vagas para o curso na área das relações étnicorraciais e 150 para o outro. Tem como público alvo: Gestores e Educadores que atuam na educação básica das escolas cujos entes federados tenham manifestado adesão ao “Compromisso Todos pela Educação”; Técnicos das Secretarias Estadual e Municipais de Educação; e participantes do Movimento Negro organizado.

A prova ocorrerá no dia 12 de agosto e o resultado final será divulgado no dia 4 de setembro. A taxa de inscrição custa R$30, confira outras informações no edital disponível no site: www.copeve.ufal.br

Essa é uma ótima oportunidade para aprofundar os conhecimentos e tem um diferencial no currículo, além de ser uma importante contribuição para a população afro-descendente e a sociedade alagoana. Axé!


Fonte: Coluna Axé - nº 208 - jornal Tribuna Independente (10.07.12)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!