terça-feira, 24 de julho de 2012

Olimpíadas em Londres

Nessa semana o mundo estará vidrado em Londres, na Inglaterra, para acompanhar os Jogos Olímpicos de 27 de julho a 12 de agosto de 2012. Já os Jogos Paraolímpicos ocorrerão de 29 de agosto a 9 de setembro do mesmo ano. A cerimônia de abertura acontecerá na sexta-feira (27.07) às 17h, horário de Brasília, com o tradicional desfile das delegações de aproximadamente 192 países e 13 territórios.

O Brasil possui uma delegação composta por 259 atletas, 136 homens e 123 mulheres, classificados em 27 modalidades, dentre elas: atletismo, basquete, boxe, canoagem, ciclismo, esgrima, futebol, ginástica artística, handebol, hipismo, judô, levantamento de pesos, lutas, natação, nado sincronizado, pentatlo moderno, remo, saltos ornamentais, taekwondo, tênis de mesa, tiro esportivo, tiro com arco, triatlo, vela e vôlei.

Para quem gosta de esportes variados, emoção e superação de limites, sem dúvidas, é diversão garantida. Porém, autoridades também demonstram preocupação quanto os atos de racismo e a xenofobia que é o medo irracional, aversão ou a profunda antipatia em relação aos estrangeiros.

Para o relator da Organização das Nações Unidas sobre o Racismo, Mutuma Rutere, o racismo é um grande problema nos esportes e pode manchar as Olimpíadas. Também defende que novas medidas preventivas sejam tomadas para evitar incidentes racistas cheguem a todas as partes do mundo e não serão tolerados símbolos neonazistas, slogans e cartazes preconceituosos exibidos durante as partidas.

Além de torcer para que os brasileiros e brasileiras conquistem muitas medalhas, também estaremos vibrando e dando visibilidade aos atletas negros e negras nas próximas edições da Coluna Axé. E principalmente, torcer para que a paz, respeito e apenas o espírito competitivo estejam presentes nas quadras, piscinas, campos, ginásios, entre outros. Axé!!!


Fonte: Coluna Axé - nº210 - jornal Tribuna Independente (24.07.2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!