terça-feira, 3 de julho de 2012

Papa Bento XVI aprova beatificação da brasileira Nhá Chica, filha de negros escravizados


O papa Bento XVI assinou o decreto que permitirá a beatificação da brasileira Francisca de Paula de Jesus, neta e filha de negros escravizados conhecida como Nhá Chica.

A data da cerimônia, entretanto, ainda não está definida. O anúncio foi feito pelo gabinete de imprensa de Santa Sé, que divulgou a lista com os decretos assinados pelo papa. O documento cita, sem dar detalhes, o milagre ocorrido por intercessão da brasileira.

O milagre – A professora Ana Lúcia Meirelles sofria de hipertensão pulmonar causada por um defeito congênito no coração que passava incorretamente pelo órgão e os médicos recomendaram uma cirurgia. Três dias antes da cirurgia, em 1996, Ana Lúcia teve febre e a cirurgia teve que ser adiada. Segundo a professora, passados sete dias houve uma melhora considerável em seu estado de saúde, creditado por ela à proteção de Nhá Chica.

Nha Chica – Nascida em 1808 na cidade de São João Del Rei, em Minas Gerais, Nhá Chica, que era filha e neta de negros escravizados, ficou órfã aos dez anos, viveu a maior parte de sua vida em Baependi-MG e dedicou toda a sua vida à caridade, ficando conhecida por sua fé e seus atos de caridade.

Devota de N.Sra. da Conceição sua fama de santidade se espalhou com ela ainda viva e pessoas de outros lugares começaram a visitar Baependi para conhecê-la, conversar com ela, falar de suas dores e necessidades e, sobretudo para pedir orações. Morreu aos 87 anos, em 14 de junho de 1895. O Santuário dedicado a ela recebe um grande número de visitantes durante todo o ano e em três ocasiões especiais: dia 14 junho (falecimento de Nhá Chica), dia 18 de junho (sepultamento de Nhá Chica) e dia 08 de dezembro (dia de N. Sra. da Conceição).

Beatificação – Em 1991, o Papa João Paulo II concedeu a Nhá Chica o título de “Serva de Deus” e desde 2007 a Congregação para as Causas dos Santos do Vaticano examinava um milagre, que foi aprovado por Bento XVI.

A beatificação é um passo decisivo para uma pessoa ser considerada santa. Antes da canonização, porém, um segundo milagre tem de ser reconhecido.


Fonte: Site da Fundação Cultural Palmares - Com informações da Veja e da Agência Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!