segunda-feira, 23 de julho de 2012

Alagoano é selecionado para apresentar projeto sobre dança-afro


Por: Helciane Angélica - COJIRA/AL
Foto: Arquivo pessoal


A Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial em Alagoas (Cojira-AL) parabeniza Jadiel Ferreira - bailarino, professor de dança-afro e acadêmico de Dança - por ter sido selecionado para participar do II Congresso Internacional de Cooperação e Educação (II COOPEDU), porém, também lamenta a sua impossibilidade de estar presente e a ausência de patrocinadores.


O evento teve como tema “África e o Mundo” e ocorreu nos dias 5 e 6 de julho, na cidade de Lisboa em Portugal. Foi organizado pelo Centro de Estudos Africanos do Instituto Universitário de Lisboa e pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria.


O alagoano se inscreveu para apresentar o Projeto Dança Afro, desenvolvido na Universidade Federal de Alagoas/Pró-Reitoria Estudantil (PROEST) com o intuito de estimular o “Diálogo possível na reestruturação curricular, no fazer artístico e na formação de professores sob a perspectiva da Lei 11.645/08 nos cursos de Licenciatura da UFAL”. A apesentação aconteceria no painel Saberes Étnico-Culturais e Saberes Científicos na Formação Intercultural, para destacar a importância e os resultados da ação. 


Outras informações sobre o evento no site: www.coopedu.cea.iscte.pt Confira também o resumo do projeto:




PROJETO DANÇA AFRO – UFAL/PROEST: Diálogo possível na reestruturação curricular, no fazer artístico e na formação de professores sob a perspectiva da Lei 11.645/08 nos Cursos de Licenciatura da UFAL

Jadiel Ferreira dos Santos (jadielafrobr@hotmail.com) Universidade Federal de Alagoas

O presente estudo aborda questões relevantes e importantes no contexto escolar, fundamentado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais que estabelece o ensino da Historia e Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena, prevendo diálogos possíveis na reestruturação curricular no fazer artístico e na formação de professores sob a perspectiva da lei 11.645/08 nos Cursos de Licenciatura da Universidade Federal de Alagoas/UFAL. A partir da constatação da falta de um planejamento pedagógico ou atividades que visassem à formação dos discentes, para a diversidade étnico-racial no curso de Dança Licenciatura – UFAL, tendo em vista que o respeito aos valores culturais como princípios constitucionais da educação tanto quanto da dignidade da pessoa humana é necessária e urgente a adoção de um fazer pedagógico que preparem os novos e os antigos professores para uma educação que dialogue com a sociedade contemporânea.  Para ressignificar o movimento humano dentro da prática educativa, atuando no verdadeiro compromisso da escola, se utilizando de materiais didáticos, áudios-visuais, pesquisa de campo e aulas práticas de dança afro. Os alunos passaram a ter conhecimento sobre o contexto político social no fazer pedagógico e de sua atuação enquanto professor, sendo possível contribuir para a formação dos discentes no seu processo educativo.

Palavras-chave: Educação, Territorialidade e Corpo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!