segunda-feira, 4 de maio de 2009

Projeto Raízes de África presta homenagem às mulheres mães da diversidade


A Secretaria da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos indicou Vânia Teixeira, líder comunitária da Favela Sururu de Capote, para ser uma das homenageadas no Projeto “Mojubá Yèyé”, durante um almoço que será promovido na próxima quarta-feira (6), ao meio-dia, pelo Projeto Raízes de África, da Organização Não-Governamental Maria Mariá, no restaurante da Federação das Indústrias de Alagoas, parceira do evento.

O objetivo da iniciativa, que tem no tema “Mojubá Yèyé”, na língua Yorubá, o significado “Eu saúdo as mães”, é homenagear oito mulheres mães da diversidade: negras, indígenas e ciganas, símbolos do esforço e determinação, da pluralidade da beleza, da etnicidade e crenças, dos quais revelam a força da diversidade étnica do universo feminino.

Serão homenageadas mulheres que, apesar das dificuldades e das limitações sociais exclusivistas, se auto-construíram e se superaram com as adversidades diárias, sejam elas econômicas ou sócio-políticas. São mulheres protagonistas do empreendedorismo humano. De acordo com Arísia Barros, coordenadora do projeto Raízes de África, a iniciativa pretende mobilizar a sociedade para a discussão crítica sobre o reconhecimento da contribuição dessas mulheres para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. As oito mulheres foram indicadas por parceiros do Projeto Raízes de África.

Lourivane Correia Teixeira, conhecida como Vânia Teixeira, nasceu em 29 de setembro de 1969, e é mãe de cinco filhos. Como militante popular, ela tem com sua luta cotidiana procurado desenvolver na Favela Sururu de Capote, sua comunidade, a auto-estima dos moradores e moradoras, bem como trabalhado junto aos organismos sociais para um trabalho de inclusão social de seu povo.

Vânia possui o Ensino Fundamental, tem cursos profissionalizantes em Hidro Sanitário (Construção Civil), Processamento de Pesca, Fabricação Caseira de Produtos de Limpeza, Serigrafia, treinamento de plantas medicinais, beneficiamento do pescador, processamento de polpas de frutas, associativismo, cooperativismo e camareira. Atualmente trabalha com projetos para mães e crianças. A líder comunitária da Favela Sururu de Capote tem desenvolvido um trabalho de combate às drogas e sua preocupação é fundamentalmente promover o emponderamento das mulheres de sua comunidade.


Fonte: Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!