quarta-feira, 13 de maio de 2009

Alagoano transformou a própria casa na periferia em um memorial a Bob Marley

Maior expressão internacional do reggae morreu no dia 11 de maio, há 28 anos


Nesta segunda-feira completa 28 anos da morte da maior expressão do reggae no mundo, Bob Marley, praticamente uma lenda para seus seguidores. A data é celebrada com uma importância especial por José Maria Bezerra, radialista que adotou o nome de Brinco Star. Desde o ano 2000 ele vive cercado pelas fotos e objetos que lembram seu mito. A casa onde mora, no Conjunto Luís Renato de Paiva Lima, N. 4, no Benedito Bentes foi transformada em um Memorial à Bob Marley e é lá que Brinco dorme, acorda, se alimenta e leva sua vida comum (?) ao lado do ídolo, que está presente desde a entrada até o quintal da casa e da família. Aliás, o quintal é onde se concentra a maior parte da memória de Bob Marley. Todo decorado com as cores do rastafari (vermelho, amarelo e verde).

Brinco Star não só promove a memória do maior cantor de reggae, como pode também ser classificado como um dos grandes defensores do maior ambiente. Ele aproveita no Memorial, muitos objetos que já perderam a utilidade, a exemplo de monitores de televisão que viraram display com fotos do cantor, iluminadas à noite; CDs velhos viram peças decorativas e até latas de tinta vazias ganham função útil e decorativa no espaço de 8x20 que é o tamanho total do terreno que sua casa ocupa.

A casa recebe visitas de fãs e de curiosos, atraídos pelas cores fortes da pintura das paredes e o grande número de fotos do cantor. O sonho do dono é ter maior estrutura para buscar maior visitação. Se é chamado de louco? Ele ri e responde que a forma mais branda de classifica-lo foi a frase “meu irmão você é pirado”. Sobre Bob ele destaca uma ressalva: “Não faço apologia às drogas, nunca usei e sou a prova de que não precisamos disso para amar Bob Marley, reggae ou seguir qualquer atividade na vida”.

“É interessante observar como as crianças ficam impressionadas quando passam pela porta. Nesta segunda vinda da Força Nacional à Alagoas, um dia parou uma equipe dela parou lá em frente e eu saí para receber. Acho que se surpreenderam com minha atitude e foram embora. Já perguntaram também se era casa de macumba”, conta, divertindo-se.

Quando a humoristas Regina Casé fez o quadro Minha Periferia, na Rede Globo, Brinco Star quase virou a atração da estreia. Chegou a ser contatado pela produção da afiliada loca da rede Globo, com esse interesse, mas, na época, ele avaliou que a fase não era boa, estava desempregado e o Memorial ainda tinha muito para fazer. Nunca mais teve nova oportunidade. “Umas pessoas minhas ficaram tentando depois uma oportunidade no Jô Soares, quem sabe um dia a gente consegue e eu possa até mostrar minha casa”, afirma orgulhoso. “Não faço nada de Bob Marley buscando retorno financeiro. É só pela admiração de fã, vontade de divulgar mais, manter vivas as idéias boas, a filosofia dele”, completa.

Apoio da família não falta. Não houve nenhuma resistência da esposa quando resolveu batizar o filho de Marley. A mulher só fez uma exigência, que o filho tivesse o segundo nome de Bonner, pela admiração ao apresentador da rede Globo William Bonner. Assim é o mais velho da família de Brinco Star é Marley Bonner, que hoje tem dezesseis anos e curte a paixão do pai.

A homenagem que Brinco Star faz à Bob Marley, segundo ele, não se prende nem a data de nascimento do cantos ( 6 de fevereiro – um feriado nacional na Jamaica) e nem ao aniversário de morte (11 de maio). “Eu faço no cotidiano, mantendo a memória viva dele nesse memorial e na minha página no Orkut”, declara.

O Memorial à Bob Marley foi o apoio psicológico que ele sentiu quando passou um longo período desempregado, com mulher e três filhos na sua dependência e a energia elétrica de sua casa cortada. “Eu saía em busca de emprego e quando voltava ficava montando o memorial, peça por peça, improvisando e foi isso que evitou que entrasse em desespero. No final daquele ano consegui uma vaga de locutor de uma loja”, lembra. Hoje ele trabalha no Posto Dídimo Otto Kümmer, no Conjunto Carminha. Para encontra-lo no orkut é só buscar brinco star number one e verá a página repleta de fotos, informações e amigos de Bob Marley.


Frases de Bob Marley :

“Eles dizem que o sol brilha para todos, mas para algumas pessoas no mundo ele nunca brilha”

“Acredito na liberdade para todos, não apenas para os negros”

“Minha música é contra o sistema. A favor da justiça. É contra as regras que dizem que a cor do homem lhe decide o destino. Deus não fez regras sobre a cor”

“Para que levar a vida tão a sério, se a vida é uma alucinante aventura da qual jamais sairemos vivos?”

"Há pessoas que amam o poder e outras que tem o poder de amar”


Fonte: Marinete Barros - Jornal Alagoas em Tempo (Ano 5 / Edição 373 / 11 a 17/05/09)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!