segunda-feira, 25 de maio de 2009

Prefeitura de Viçosa participa da II Missa de Ação de Graças que celebra o Dia da África


O Projeto Raízes de Áfricas -ONG Maria Maria- e a Arquidiocese de Maceió realizam nesta segunda-feira, 25, às 18h30, na Capela de São Gonçalo, bairro do Farol, a II Missa de Ação de Graças: Em nome do Pai e da Liberdade Guerreira- Um tributo à Liberdade da População Negra.

A missa será celebrada pelo arcebispo de Maceió, Dom Antonio Muniz, e é resultado do projeto iniciado em 2008 que surgiu da necessidade de promover e contribuir para a ampliação do conceito de igualdade, o combate a intolerância religiosa e rever a simbologia do dia 13 de maio, além de dar maior visibilidade à grande diversidade do legado da cultura africana em terras alagoanas.

Durante a missa teremos a rica sonoridade do toque do tambor, em comunhão com a liturgia da igreja católica. A inclusão das manifestações afro brasileiras na II Missa resgata o toque do instrumento que em épocas escravistas foi proibido de ser tocado, principalmente na igreja. O tambor se transformou em toque de luta a resistência negra e a invisibilidade social.

A solenidade contará com a participação de Sônia André, cantora moçambicana,a yalorixára Mãe Vera, o percursionista Júnior, da Orquestra de Tambores, a cantora Ana Costa, o músico Zaildo, Coletivo Afro Caetés, e de alunas da Escola Estadual Maria Amália.


O 25 DE MAIO – DIA DE ÁFRICA

A mais importante e abrangente entidade política da África, a Organização da Unidade Africana (OUA), nasceu oficialmente no dia 25 de maio de 1963, em Adis Abeba, capital da Etiópia. Quatro grandes princípios orientaram a formação da OUA: promoção da unidade e da solidariedade entre os Estados africanos; o respeito à soberania de cada Estado, mantendo intocáveis as fronteiras herdadas do colonialismo para pragmaticamente evitar uma fragmentação ainda maior do continente; promoção do desenvolvimento econômico-social e, sobretudo, eliminação total do colonialismo na África. Com esta finalidade, foi criada a Comissão de Apoio aos Movimentos de Libertação da África, conhecida como “Comitê dos Onze”, sediada na Tanzânia. A partir destes acontecimentos, o 25 de maio passou a ser, simbolicamente, o dia da libertação de África.


PARCERIAS


A realização da II Missa deve-se a participação de inúmeros parceiros que veem a experiência como uma alternativa importante de combate à intolerância religiosa e à exclusão social com ênfase no racismo.

Foram parceiros na construção: Prefeitura de Viçosa, Federação das Indústrias do Estado de Alagoas, Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento, Secretaria de Estado de Educação e do Esporte, Secretaria da Mulher, Direitos Humanos e Cidadania, Secretaria Municipal de Turismo de Maceió, Vereadoras Tereza Nelma, Fátima Santiago e Heloísa Helena. Movimento Nacional Pela Paz e Não Violência e Editoras Paulinas.


Fonte: Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!