segunda-feira, 18 de maio de 2009

Escola Zumbi dos Palmares comemora o 13 de maio com debate


A passagem do dia 13 de maio, data em que se reverencia a assinatura da Lei Áurea, que oficializou a libertação dos escravos no Brasil, motivou um debate ampliado na Escola Municipal Zumbi dos Palmares, no Clima Bom. O evento, realizado no último sábado (16), teve como base a discussão da Lei nº 10.639 criada em 2003 e que inclui a temática “História Afrobrasileira”no currículo da rede oficial de ensino.

Desde o ano de 2005, a comunidade escolar da Zumbi dos Palmares discute os aspectos ligados à realidade do negro na sociedade. Pais, alunos, professores e técnicos participaram do encontro que teve como palestrantes o professor mestre, Clébio Correia de Araújo e a professora doutora, Nanci Rebouça.

A diretora da escola, professora Maria Edna Gonzaga Ferreira, destacou a participação dos professores na discussão. Ele defende que o tema possa ser ampliado para outras unidades, por isso estendeu o convite a todos os diretores e professores das escolas do Tabuleiro.

Durante a palestra da professora Nanci Rebouça, o público pode interagir sobre o “fazer pedagógico como instrumento de transformação dos sujeitos sociais”. De modo didático ela apresentou experiências de como professores e comunidade podem agir na construção de uma nova realidade para a escola.

Localizada no bairro do Clima Bom, a unidade Zumbi dos Palmares atende a uma comunidade carente. Em relação às demais escolas ela avançou com mais naturalidade na conscientização das questões raciais. O fato de homenagear o líder negro Zumbi facilitou na contextualização do papel de intervenção da escola.

Este foi o 5º evento organizado pela direção. A cada encontro os professores percebem um avanço na consciência e no envolvimento dos estudantes. As palestras servem para apontar novos caminhos que aprimorem a participação social.


Fonte: Secom Maceió

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!