quinta-feira, 14 de maio de 2009

Formação reúne professores no Dia Nacional de Denúncia contra o Racismo

Evento discutiu o tema "A Terra como Processo de Exclusão", durante encontro nesta quarta-feira, no Cepa (Foto: Valdir Rocha)


Nesta quarta-feira (13), Dia Nacional de Denúncia contra o Racismo, foi discutido o tema “A Terra como Processo de Exclusão”, em mais uma formação continuada com os professores da rede estadual de ensino. O encontro aconteceu no Centro de Formação Ib Gatto Falcão (Cenfor), que fica no Cepa, durante todo o dia.

A gerente de Educação Étnico-Racial e de Gênero da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEEE), Irani da Silva Neves, afirma que a reunião alcançou o objetivo almejado. “Avalio que a formação foi excelente. Entretanto, a grande quantidade de chuvas atrapalhou um pouco a chegada dos participantes”, disse.

No período da manhã, a professora doutoranda da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Maria Éster, fez um retrospecto sobre a questão das terras quilombolas desde o período colonial até os dias atuais.

O professor mestre e integrante do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), Jorge Vieira, apresentou à tarde, uma abordagem sobre a questão dos territórios indígenas. “Fizemos um resgate histórico do processo de desapropriação e apropriação de terras por parte do Estado, municípios e particulares. Além disso, mostramos como os índios estão lutando para recuperar estes territórios por meio de mobilizações sociais e legais”, assegurou.


Fonte: Agência Alagoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!