quinta-feira, 7 de maio de 2009

Maceió realiza conferência para discutir igualdade racial


Nesta quinta-feira (7), acontece em Maceió, a I Conferência Metropolitana de Promoção da Igualdade Racial. A finalidade do encontro é discutir as diretrizes gerais da política municipal em defesa dos direitos de todas as etnias vulneráveis ao preconceito racial, social, cultural e religioso. O evento será realizado das 8h às 19h, no Centro de Formação dos Profissionais da Educação — no Cepa. A abertura terá a participação da secretária estadual da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, Wedna Miranda.

A Conferência Metropolitana irá finalizar as reuniões preparatórias para a II Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial, que será realizada também na capital, no dia 21 deste mês, pela Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos.

Durante a Conferência Metropolitana serão realizadas mesas temáticas com os seguintes assuntos: “Análise da Realidade Brasileira a partir da Política Nacional e Municipal de Promoção da Igualdade Racial”, ministrada pelo Dr. Alberto Jorge da OAB/AL; “Impacto das Políticas de Igualdade Racial Implementadas nos Municípios Alagoanos a partir dos Eixos Temáticos: Educação, Saúde, Trabalho, Segurança e Terra”, com a professora Maria Alba Correia da Silva.

Também irão fazer parte da programação os temas: “Compartilhamento da Agenda Nacional com o Plano de Ação de Durban”, com o professor Zezito de Araújo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal); “Gestão Pública, Participação e Controle Social: Compartilhando o Poder de Decisão”, com a Drª Margarete Pereira Cavalcante da Ufal; e “Análise do Impacto das Políticas Implementadas, para além Fronteiras, com Destaque na área das Relações Internacionais para Protocolos Firmados com os Países do Continente Africano”, proferida pelo Mestrando em Sociologia, Wagner Gomes Bijagó, da Ufal.

A conferência é voltada ao público afrodescendente, praticantes de religiões de matriz africana, indígenas, quilombolas, ciganos, judeus, palestinos, juventude negra, gestores públicos, parlamentares, além de outros agentes de organizações da sociedade civil vinculadas à questão.

O papel do evento é reunir o poder público, sociedade civil, organizações não-governamentais e segmentos mais vulneráveis para definir propostas e ideias que servirão como base de discussão para a II Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial, que tem como tema central “Avanços e Desafios Étnico-Racial”.

Fonte: Viviane Chaves
Assessora de Imprensa -Secretaria da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!