segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Programa internacional seleciona projetos na área de Etnoeducação

O Programa Regional de Apoio às Populações Rurais de Ascendência Africana da América Latina (Acua), o Fundo Internacional de Desenvolvimento (FIDA) e o Convênio Andrés Bello (CAB) lançaram um edital para identificar estratégias e trabalhos realizados na matéria de etnoeducação que estejam sendo desenvolvidos por líderes, grupos e organizações comunitárias afro-descendentes, que estejam funcionando e que dêem resposta às necessidades e características de suas comunidades.

No total, serão selecionadas 10 experiências para participarem do evento "Etnoeducação para o desenvolvimento: uma visão a partir do afro" que será realizada em Guayaquil - Equador, nos dias 13, 14 e 15 de abril de 2009.

O Programa apoiará as experiências ganhadoras com quinhentos dólares (USD $500) a cada uma das selecionadas, destinados à preparação e elaboração do material necessário para sua apresentação no referido evento. De forma complementar, serão cobertos todos os custos de deslocamento e alojamento de um representante de cada projeto.

Podem participar da seleção líderes, comunidades rurais e territórios tradicionais afro-descendentes da Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Panamá, Peru e Venezuela - que estejam realizando trabalhos relacionados com etnoeducação. Podem ser instâncias educativas formais nos diferentes graus, trabalhos extracurriculares, iniciativas comunitárias que envolvam mulheres e jovens, entre outras. As propostas etnoeducativas apresentadas deverão ser inovadoras, apresentar novos conhecimentos e contribuir para a geração de novas alternativas educacionais.

No ano passado, outro projeto do Programa Acua contemplou três comunidades quilombolas no Brasil com um aporte financeiro de 20 mil dólares, durante um período de dois anos, pela sua relevância em ações de sustentabilidade, desenvolvidos para a melhoria da qualidade de vida nessas comunidades. Os projetos brasileiros contemplados foram: Espaço Cultural Vovó Conceição (Aso Orisa; Confecção de Roupas de Santo); Associação da Comunidade Quilombola de Cocalinho (A Arte do saber, saberes e fazeres de uma comunidade quilombola - artesanato); Sociedade Beneficente de Defesa do Terreiro Sogboadã (Cabeça de Negra; Ensino da cultura dos trançados e turbantes, costumes e tradições de beleza e auto-estima).

A informação do edital também está disponível no site do Programa: www.programaacua.org - no link "documentos de interesse" - ou na página do Convênio Andrés Bello: www.convenioandresbello.org.

Fonte: Ascom Fundação Cultural Palmares

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!