domingo, 4 de janeiro de 2009

Babalorixá Elias de Airá foi um dos mais procurados pela imprensa alagoana

O Babalorixá Elias de Airá também fez suas previsões para o ano que se inicia, e foi um dos mais procurados pela imprensa alagoana. Nascido em família dividida entre católicos, protestantes e membros do candomblé, Pai Elias lutou para desenvolver sua espiritualidade.

Confira a matéria publicada no Jornal Alagoas em tempo - Edição 355 - 29 a 31 de dezembro de 2008 / foto: Cícero Santana.



Bons ventos sopram em direção ao ASA de Arapiraca em 2009



“O ano de 2009 será um ano de água e de terra, é um ano bom para uns setores e ruim para outros. A nossa economia vai parar, vai dar uma estacionada, mas se os governantes não tomarem providências, vai ser um caminho para uma grande e grave crise no Brasil, se ele for realmente afetado”. A previsão é do Babalorixá Elias de Airá, do candomblé Palácio de Airá. Pai Elias tem 30 anos, é pernambucano, e há 15 anos faz parte da religião, tendo a casa inaugurada há dois anos, em Cruz das Almas.

No esporte, ele prevê que 2009 é o ano do ASA. “Um ano onde esse time estará se destacando, cada vez mais. A seleção estará se recuperando para enfrentar um grande time que aparecerá na sua frente, e eles irão superar esse jogo. Mesmo com a derrota na Copa, eles vão superar tudo isso e vão chegar lá”, assegura.


POLÍTICA

Dentro da política em Maceió vai surgir um jovem que vai dar um grande impacto, desde já ele está se articulando. É de uma família bem requisitada aqui no Estado. O Prefeito Cícero Almeida vai trabalhar em 2009 bastante na questão de pavimentação da cidade, mas vai também investir nos programas sociais, que até então é realmente um dos objetivos que ele está trabalhando. Em 2009 é necessário que não só o prefeito, mas também o governador trabalhem mais a questão do social, para sairmos desse quadro de inferioridade nacional, pois Alagoas tem índices ruins de saúde, educação, trabalho social, desenvolvimento humano e muito mais.


MEIO AMBIENTE

A natureza está cobrando de fato o que é dela, e o homem está em busca cada vez mais de deter aquilo que não é dele. 2009 vai ser um ano de muita água, muita seca e muito tremor de terra. Em Alagoas, fora a questão da água, vai haver um grande tremor, eu não consigo precisar em qual município. Vai haver a questão da água, mas a seca não ficará atrás, o que é muito ruim para a saúde.

O homem é o começo de tudo, mas seus atos fazem também ser nossa época o final dele. A mulher já está vindo para trazer a sensibilidade e quebrar essa visão de poder, de centralizador, que o homem tem. O homem tem que começar a pensar no futuro não só dele como também de sua família. O homem dá frutos, e ele tem que ter consciência de que no futuro esses frutos serão prejudicados pelos seus atos de agora, e nossa religião prega muito isso, a questão do respeito ao ciclo natural, da preservação da natureza.


SAÚDE

A população vai ter um grande problema de saúde, pela seca, pelo calor como também por ser um ano de muitos nascimentos, onde os hospitais e as maternidades vão ter um contingente maior de mulheres grávidas. Pelo crescimento na demanda pode haver algumas mortalidades. Peço aos gestores que olhem para esse lado da saúde, pois em 2009 nós vamos precisar muito da saúde. A estrutura existe, porém falta o material, principalmente o humano. Que as pessoas nessa área da saúde sejam mais humanas.

Vai surgir uma bactéria, que penetra no corpo via oral e será uma junção entre duas bactérias, uma originada do mosquito da dengue e outra do rato, que paralisará todos os órgãos e que realmente será um impacto. Ela já existe, ainda não foi denominada. Nacionalmente ainda não deram muita importância para ela, mas ela irá aparecer sim em 2009 e é muito grave.


FAMOSOS

No nível nacional nós perderemos um grande baluarte da cultura, um mestre, que contribuiu e contribui até hoje para a nossa cultura; isso vai abalar nacionalmente, ele está ligado a arte e música.


MUNDO FEMININO

Tudo vai ficar equilibrado, como uma balança. Em 2009 haverá um grande destaque de mulheres no governo, em Alagoas. Haverá um grande destaque na área da música, vai ser um fenômeno em Maceió e no Estado. Mas vai parar aqui, pois a questão da arte e da cultura ainda é complicada, infelizmente, pois falta um grande incentivo. Essa pessoa vai vir para dar uma grande balançada nisso tudo, para ensinar a Alagoas e Maceió a cuidar um pouco mais do seu povo e da sua cultura, incentivando mais.


AÇÕES DO PAI ELIAS

Pai Elias encabeça vários trabalhos sociais como o projeto “Sob a Proteção dos Orixás” que foi executado ano passado e esse ano foi aprovado de novo, trabalhando com prevenção nos municípios vizinhos; e o projeto dentro dos candomblés, “Saúde em Pontos de Linha” que é para os soropositivos.

Existe também um trabalho de prevenção com a comunidade, onde são distribuídos preservativos. “Nessa distribuição nós fazemos reunião com os que são ligados ao grupo, e damos algumas palestras sobre DST Aids, hepatite, além de um trabalho em ligação com o movimento GLBTT, onde se discute e orienta-se a questão da homossexualidade dentro das casas de matriz africana”, explicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!