domingo, 4 de janeiro de 2009

Morre o inventor do Dia Nacional da Consciência Negra



O professor, poeta e pesquisador gaúcho Oliveira Ferreira da Silveira, um dos ícones importantes do movimento negro do Brasil faleceu.

O óbito ocorreu na noite do Dia Mundial da Paz (01/01 quinta-feira) por decorrência de câncer, no Hospital Ernesto Dornelles, onde estava internado há 15 dias. Natural de Rosário do Sul (RS), era formado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com especialização na língua francesa, e professor aposentado da rede pública de ensino. Era divorciado. Deixou filha e netos.

Era conhecido nacionalmente pelo 20 de Novembro – foi um dos idealizadores da data referência para os afro-brasileiros em contraponto ao 13 de Maio (Dia da Abolição da Escravatura). As comemorações se iniciaram em 1971 com o Grupo Palmares em Porto Alegre — entidade que, durante o regime militar, evocou í­cones negros como Luiz Gama e José do Patrocínio.

O ativista fundou o grupo Semba, a Associação Negra de Cultura e integrou o corpo editorial da revista Tição (publicação do Movimento Negro gaúcho no final dos anos 1970). Participou da produção cultural gaúcha, compôs rodas de intelectuais e formadores de opinião, além de ser homenageado em diversos eventos. Escreveu uma dezena de livros e gostava de registrar fatos e acontecimentos, de longas conversas ou de coisas simples.


OLIVEIRA EM VERSOS: Oliveira Silveira (Roteiro dos Tantãs)
ENCONTREI MINHAS ORIGENS
Encontrei minhas origens
em velhos arquivos
....... livros
encontrei
em malditos objetos
troncos e grilhetas
encontrei minhas origens
no leste
no mar em imundos tumbeiros
encontrei
em doces palavras
...... cantos
em furiosos tambores
....... ritos
encontrei minhas origens
na cor de minha pelenos lanhos de minha alma
em mim
em minha gente escura
em meus heróis altivos
encontrei
encontrei-as enfim
me encontrei
Foi um homem especial e um combatente em relação às opressões sócio-raciais. Deixará saudades!

Oliveira Ferreira da Silveira (1941-2009).



Com informações do Jornal Írohín e ZeroHora.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!