domingo, 11 de janeiro de 2009

AfroReggae faz show em União

A banda AfroReggae será a atração deste final de semana, na Serra da Barriga, em União dos Palmares, dentro do projeto sociocultural do Parque Memorial Zumbi dos Palmares. O projeto é uma parceria entre a Fundação Sônia Ivar (DF) e a Fundação Cultural Palmares, do Ministério da Cultura. A apresentação acontece no domingo, 11, a partir das 16 horas. Além da AfroReggae a programação conta ainda com apresentação das bandas locais Afro Zumba, The Prisma e da capoeira Guerreiros de Araunda. O acesso aos shows é inteiramente grátis.

O projeto tem objetivo de promover atividades socioculturais como visitas técnicas de crianças e jovens para a formação de atitudes de preservação do patrimônio cultural; intercâmbios artístico-culturais de comunidades quilombolas e comunidade negra em geral, aulas espetáculos, que utilizam diversas linguagens artísticas e qualificação profissional de jovens para o desenvolvimento do turismo étnico sustentável, tendo como público alvo estudantes de escolas públicas municipais e estaduais de Alagoas, entre outras categorias, etc.

O Grupo Cultural AfroReggae (GCAR) surgiu em janeiro de 1993, inicialmente em torno do jornal Afro Reggae Notícias - um veículo de informação que visava à valorização e a divulgação da cultura negra, voltado sobretudo para jovens ligados em ritmos como reggae, soul, hip-hop, etc. Com planos de ter uma intervenção mais direta junto a população afro-brasileira, em 1993, o grupo inaugurou na favela de Vigário Geral seu primeiro Núcleo Comunitário de Cultura, iniciando assim o desenvolvimento dos projetos sociais.

Em pouco tempo, esse núcleo se consolidou a partir das primeiras oficinas - que foram dança, percussão, reciclagem de lixo, futebol e capoeira - e preparou o terreno para novas empreitadas. Nessa época, o grupo já se tinha bem claro o objetivo a ser alcançado, e que pode ser definido pela missão institucional que tem nos pautado até hoje: oferecer uma formação cultural e artística para jovens moradores de favelas de modo que eles tivessem meios de construir suas cidadanias e com isto pudessem escapar do caminho do narcotráfico e do subemprego, transformando-se também em multiplicadores para outros jovens.

Apesar de toda a diversidade de atividades, a música tem sido em Vigário Geral o melhor instrumento para atrair os jovens a participar do GCAR. O sucesso obtido com a AfroReggae, tanto artístico quanto como modelo de projeto social, fez com que outros jovens quisessem percorrer o mesmo caminho e, hoje, o projeto tem mais três grupos musicais, que estão em fase de amadurecimento, mas que já fazem apresentações públicas: banda Makala Música e Dança, Afro Lata e Afro Samba. Além disso, em Vigário Geral existe os seguintes SubGrupos: Afro Mangue, Tribo Negra, Akoni e Kitôto.

Desde a criação do espetáculo Nova Cara, em 1998, a banda AfroReggae vinha percorrendo uma trajetória rumo a sua profissionalização que culminou com a assinatura de um contrato com a gravadora Universal para produção do CD Nova Cara. Um dado importante é o fato dessa ter sido a primeira vez no Brasil que uma banda, oriunda de um projeto social, conseguiu produzir o seu primeiro disco por uma grande gravadora.

Seu trabalho musical foi reconhecido com a inclusão da música “Quero Só Você”, na trilha sonora da novela Malhação, da rede Globo. No DVD ‘Nenhum motivo explica a guerra’, o grupo promove uma campanha pela paz em todo o mundo, condenando os conflitos que têm marcado a guerra entre nações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!