domingo, 6 de julho de 2008

Segmentos Afro-alagoanos confirmam parceria com OAB-AL

Por: Helciane Angélica - Jornalista (1102 – MTE/AL)

Na sexta-feira (04) foi realizada uma reunião especial entre segmentos afro-alagoanos e a Comissão de Defesa das Minorias Étnicas Sociais da OAB-AL. Foi discutida a importância do movimento social negro e a necessidade de ampliar a comunicação entre as entidades, dar visibilidade às ações nos meios de comunicação, além de fortalecer o relacionamento com a Ordem.

Outro ponto de destaque é a necessidade de divulgar as Leis que defendam os afro-descendentes, para os mais diversos públicos. “A gente tem um público que está mal-educado. Nós temos uma educação que não exalta a nossa etnia, e se a gente não conhece, como vai se reconhecer? E nós temos a obrigação de sermos educadores, pois entramos em contato diariamente com pessoas que não se identificam, que não se respeitam e não tem auto-estima. Também existe uma carência muito grande na divulgação dos direitos e deveres”, declarou Filomena Felix, ativista negra.

Dentre as entidades que já se comprometeram em atuar em parceria com a Comissão da OAB, foram: Fórum de Entidades Negras de Alagoas (Fenal); Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô; União de Negros pela Igualdade (Unegro-AL); Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial em Alagoas (Cojira-AL); Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab) da Ufal; Ponto de Cultura Quilombo dos Orixás; Núcleo Lésbico Dandara; Ilê Axé D’Oxúm Panda; Centro de Estudos Afro-Alagoanos Quilombo e a Pastoral da Negritude da Igreja Batista do Pinheiro.

O próximo encontro foi marcado para 25 de julho, às 14h, no mini-auditório da OAB-AL. E todos os segmentos afro-alagoanos estão convidados. Serão discutidas as idéias de encaminhamento para a produção de uma cartilha e a realização da I Conferência Estadual dos Segmentos Afro-Alagoanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!