quarta-feira, 30 de julho de 2008

SEEE participa de reunião do Consed no RS

A secretária de Estado da Educação e do Esporte, Marcia Valéria Lira Santana, juntamente com a gerente de Educação Étnico-Racial, professora Arísia Barros, participarão da 3ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), que será realizada no período de 31 deste mês a 1º de agosto, em Porto Alegre, no Hotel Holliday In. Participarão também do evento os 26 gestores da educação nos estados, além de convidados, ampliando o debate acerca da educação no Brasil, bem como a formação dos docentes, as experiências de cada Estado e análise dos trabalhos que vêm sendo desenvolvidos nas escolas da rede pública.

De acordo com a secretária Marcia Valéria, cada reunião do Consed serve para que sejam discutidos os rumos da política nacional de educação. Nestes momentos, são verificadas as realidades dos outros estados, discutidas as pautas de sucesso e analisados quais são os principais entraves da educação no País. Estas reuniões acontecem a cada três meses. Entretanto, assembléias extraordinárias podem acontecer quantas forem necessárias”, informa a secretária.

Marcia Valéria, que também é membro da Comissão de Financiamento e Transporte do Consed, destaca na programação desta reunião o painel sobre Financiamento da Educação Básica. “Estamos sintonizados com a política nacional cuja prioridade é garantir a qualidade do ensino aos alunos da rede pública. Vamos discutir e deliberar sobre políticas, problemas e desafios dos sistemas estaduais de ensino”, adianta Márcia Valéria.

Currículo - Segundo a secretária, outro tema relevante refere-se ao currículo e o impacto na formação dos professores, com palestras sobre formações continuadas, antigas e novas estratégias aliadas às experiências estaduais que podem colaborar para o fortalecimento da Educação Básica. “Trata-se de uma oportunidade ímpar para o intercâmbio de experiências bem-sucedidas e a socialização dos trabalhos das secretarias estaduais de Educação, além de promover o debate e a avaliação das políticas nacionais para o setor. Nosso objetivo é colaborar no debate com propostas que viabilizem as políticas públicas necessárias à construção efetiva de uma educação de qualidade em regiões pobres como a do Nordeste e discutir o processo de desenvolvimento de identidades sociais e culturais dos sujeitos da educação no contexto da Educação Básica’’, acrescenta.

Alagoas - O debate da Diversidade nas Comissões Especiais será encaminhado por secretários de Educação do Acre, do Mato Grosso do Sul e da Paraíba. Serão levantadas as experiências dos estados brasileiros com relação à Educação do Campo, Educação Escolar Indígena e Educação de Jovens e Adultos.

A participação de Alagoas na discussão da diversidade é destacada na palestra que será ministrada pelas representantes da Educação no dia 01 de agosto, com a temática: “Identidade Negra em Alagoas construindo uma educação plural”, e a partir de debates e discussões, pretende-se mostrar o avanço que o estado tem feito em instituir políticas educacionais em prol da igualdade de raças, tal como a implementação da Lei Federal nº 10.639/03, especificada na Lei Estadual nº 6.814/07.

Sancionada em 02 de julho de 2007, a Lei Estadual agrega ao currículo escolar a temática africana, sendo o estado pioneiro na estadualização da Lei Federal, além de ser considerado como referência no que concerne à diversidade étnico-racial. Alagoas também se destaca por proporcionar mensalmente encontros afro-alagoanos aos agentes de educação.

A gerente de Educação Étnico-Racial da SEE, Arísia Barros, destaca a importância do encontro para que questões sobre a educação sejam debatidas e que, numa troca de experiências, o passo a passo da implementação da consciência da igualdade racial nas escolas seja efetivada. “Sem dúvida, é um reconhecimento forte para Alagoas irmos ao Consed apresentar o trabalho desenvolvido em nossas escolas. Esperamos que os demais estados também se inspirem e criem políticas que contemplem a questão da diversidade, fortalecendo a educação como um todo”, salienta a gerente.
Fonte: Assessoria - SEEE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!