quarta-feira, 2 de julho de 2008

Racismo Institucional

O conceito de racismo institucional, ou racismo sistêmico, foi criado em 1967 e refere-se à forma de racismo realizado nas estruturas de organização da sociedade e instituições, ao ser fornecido um serviço profissional inaproveitável para pessoas devido à sua cor, cultura, religião ou origem étnico-racial.

Ocorre quando há diferenciação negativa, exclusão, jogo de interesses, normas, atitudes e comportamentos que contribuem com a discriminação: por meio de preconceito não intencional, ignorância, desatenção e estereótipos racistas, independente, de classe social.

Em 2001, foi criado o Programa de Combate ao Racismo Institucional, desenvolvido pelo governo federal, prefeituras, Ministério do Governo Britânico para o Desenvolvimento Internacional (DFID) e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), que incentiva o combate ao preconceito racial em áreas como saúde e educação. Porém, ainda é preciso avançar mais!

O termo ainda é desconhecido por muitos, devido a falsa democracia racial aplicada no Brasil. Muitas pessoas cometem ou são vítimas de práticas racistas e não percebem os efeitos dos atos, é preciso aprender a distinguir e principalmente se defender.

Agora sim, é possível entender o porquê das comunidades quilombolas não terem acesso pleno ao Programa de Saúde da Família (PSF); pessoas são tratadas diferentes ou até mesmo impedidas de entrar em certos locais; o número de mortalidade infantil é maior com os negros; mulheres negras e pardas têm menor acesso aos serviços de saúde de boa qualidade; e outros itens alarmantes.

Reflita!
Comentário publicado na Coluna Axé - jornal Tribuna Independente (01.07.08).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!