terça-feira, 5 de março de 2013

Vamos à luta, guerreiras!

Iniciamos o mês de março, dedicado à luta das mulheres, e que reverencia o Dia Internacional da Mulher (08.03). A data começou a ser celebrada após as manifestações das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada da Rússia czarista na Primeira Guerra Mundial. Essas manifestações marcaram o início da Revolução de 1917, entretanto, a ideia de celebrar um dia da mulher já havia surgido desde os primeiros anos do século XX, nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas de mulheres por melhores condições de vida e trabalho, bem como pelo direito de voto. Em 1975, foi designado pela ONU como o Ano Internacional da Mulher e, em dezembro de 1977, o Dia Internacional da Mulher foi adotado pelas Nações Unidas, para lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres.

Em Alagoas, a Secretaria Estadual da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos coordena todos os anos, uma ampla programação composta por: palestras; exibição de documentário; distribuição de folhetos e cartilhas; entrega da comenda Nise da Silveira; circuito da saúde da mulher; atividade social no Presídio Feminino Santa Luiza; entre outros. A bancada feminina da Câmara Municipal de Maceió tem visitado órgãos públicos e instituições filantrópicas que realizam o combate da violência doméstica e prestam auxílio às vítimas; e também entregarão a Comenda Selma Bandeira conferida a personalidades, entidades nacionais e locais, que tenham se destacado na luta pelo fim da violência e na defesa dos direitos humanos.

Nessa sexta-feira (08.03), às 15h, terá uma caminhada no centro de Maceió que conta com a parceria do Conselho Estadual de Defesa das Mulheres (Cedim), Diretoria de Promoção da Saúde da Sesau, Instituto Feminista Jarede Viana, Uncisal, Fundação Municipal de Ação Cultural da Prefeitura de Maceió.

As mulheres estão revolucionando o mundo a cada dia, enfrentando obstáculos cotidianos, com a capacidade de se renovar e fortalecer, além de ocuparem espaços importantes no desenvolvimento da sociedade. De acordo, com a Secretaria de Políticas para as Mulheres/Governo Federal: 83% dos contratos no programa Minha Casa Minha Vida foram assinados por mulheres; de cada 2 empreendedores, 1 é mulher; e 66% dos alunos de capacitação profissional são mulheres. Porém, mesmo diante de tantos avanços e a implantação de Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (421 espalhadas pelo Brasil), a violência doméstica continua assustadora, 1 em cada 5 mulheres já sofreu violência: física, moral, sexual, psicológica, etc.

Chega de opressão e desrespeito, toda mulher precisa de carinho e vida digna!


CAMPANHA

Um dos mecanismos importantes para denunciar todo e qualquer tipo de violência contra a mulher, é entrar em contato com a Central de Atendimento à Mulher: ligue 180.

Paralelamente, outras iniciativas são realizadas para diminuir as estatísticas e informar a sociedade, a exemplo dos folhetos da Petrobras Distribuidora (foto), além de banners e postagens em blogs de ativistas e entidades feministas.

Recentemente, o Banco Mundial lançou uma campanha internacional para combater a violência e visa esclarecer que a Lei Maria da Penha (11340/06) não é só aplicável para maridos e namorados. Atores brasileiros participaram da ação, pousando para fotos segurando um cartaz com a frase: “Homem de verdade não bate em mulher”. (Crédito da foto: Blog Petrobras)



Fonte: Coluna Axé - nº240 - jornal Tribuna Independente (05.03.13)
Editora Geral: Jornalista Helciane Angélica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!