A 10º Edição do Parlamento Jovem Brasileiro está
com inscrições abertas até o dia 14 de junho, sendo exclusiva para alunos entre
16 e 22 anos, com matrícula e frequência comprovadas na 2º e 3º série do Ensino
Médio de escolas públicas ou privadas.
O programa oferece aos jovens a chance de vivenciarem os trâmites
democráticos numa jornada parlamentar de uma semana pela Câmara dos Deputados.
O primeiro passo é elaborar um projeto de lei em alguma das áreas
especificadas: Educação e Cultura, Esporte e Turismo, Agricultura e Meio
Ambiente, Economia, Emprego e Defesa do Consumidor, e Saúde e Segurança
Pública.
Posteriormente, o candidato deve preencher uma ficha de inscrição online,
que pode ser acessada pelo site da Câmara. É necessário, também, anexar a cópia
do seu projeto de lei, além de CPF, RG e declaração de matricula escolar. Para
completar, encaminhe o material a sua escola, que deve enviá-lo em seguida para
a Diretoria de Ensino. É importante ressaltar que o projeto é individual, ou
seja, não serão aceitos projetos de lei escritos a quatro ou mais mãos.
Esta 10º edição reunirá 78 estudantes de todos os estados, entre 23 e 27 de
setembro. Está a cargo da Secretaria de Educação selecionar 44 projetos e
remetê-los para Brasília, onde passarão por uma segunda seleção, que destacará
os 11 melhores. Os vencedores passarão uma semana na capital federal
acompanhando seu projeto percorrer os trâmites legais.
Os interessados podem obter mais informações através do link http://www2.camara.leg.br/responsabilidade-social/parlamentojovem/2013/ficha-de-inscricao-pjb-2013
,e estão convidados a assistir à videoconferência com o coordenador do
Parlamento Jovem Brasileiro, Sérgio Luiz Damiati, que responderá dúvidas para
professores e coordenadores. Ela está marcada para a próxima segunda-feira
(25), por meio do site da Rede do Saber.
Fonte: Secretaria de Educação do Estado de São Paulo
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