terça-feira, 26 de março de 2013

Seppir - 10 anos

No dia 21 de março, Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial. ocorreu a cerimônia de comemoração pelos 10 anos da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) no Teatro Nacional em Brasília-DF.

O evento contou com as presenças de representantes do Governo Federal e da ONU, parlamentares, embaixadores dos países africanos, artistas, representantes das comunidades quilombola, cigana, de religião de matriz africana e do presidente da Fundação Palmares, Hilton Cobra.
 
Teve o lançamento do selo Luta Contra a Discriminação Racial, da Série América, emissão especial da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. O lançamento do selo ocorre no âmbito do acordo de cooperação técnica firmado entre Correios e Seppir para a implementação da campanha Igualdade é Pra Valer.
 
A ministra da Seppir, Luiza Bairros, destacou que o movimento negro brasileiro teve um papel relevante no processo de luta contra o “aparthaid” e o dia 21 de março sempre foi o símbolo de luta contra o racismo. “À Seppir cabe fortalecer a disposição do governo em combater o racismo, uma vez que foram décadas de tentativas para negá-lo no Brasil. Nesse processo, muitas pessoas se perderam na invisibilidade”. Para Bairros, existe hoje no país uma tentativa de diminuir as desigualdades sociais, mas ainda há muito o que se fazer. “A existência da Seppir e os avanços que dela emergiram colocam para o Estado um compromisso ainda maior para atender as demandas da população negra”, enfatiza.
 
Esperamos que a Seppir tenha mais êxito em seu trabalho e estimule o fortalecimento de políticas públicas na defesa da igualdade racial; que os conselhos estaduais e municipais tenham mais poder para defender os interesses e garantir avanços nas periferias, comunidades quilombolas, nações indígenas e realmente transformem realidades. Axé!
 
Foto: Divulgação

SOCIEDADE CIVIL
Na cerimônia em homenagem a Seppir, o ativista alagoano Helcias Pereira (foto – 1º da esquerda para a direita), foi escolhido para representar a sociedade civil que integra o Conselho Nacional de Políticas para Igualdade Racial (CNPIR). Atualmente, Helcias é o Coordenador Nacional de Formação dos Agentes de Pastoral Negros do Brasil (APNs) e Presidente do Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô, em seu discurso destacou: “São dez anos de aprendizados, organicidades, desafios e conquistas; dez anos de fomento e construção de novas etapas, de novas histórias, novos valores. A SEPPIR, bem como o CNPIR advêm dos sonhos, das esperanças, dos compromissos da caminhada, e principalmente das lutas daqueles que sempre acreditaram nesse instrumento de transformação”.
 
 
Fonte: Coluna Axé - nº243 - Jornal Tribuna Independente. (26.03.13)
Edição: Jornalista Helciane Angélica (MTE/AL - 1102)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!