quarta-feira, 13 de março de 2013

Reunião definirá ações do projeto ‘Xangô Rezado Alto’



Representantes das comunidades tradicionais de matriz africana se reúnem nesta quinta-feira, 15, com a coordenação do projeto ‘Xangô Rezado Alto’ a fim de detalhar a programação do cortejo marcado para o próximo dia 21. A reunião acontece no auditório da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), no bairro de Jaraguá, às 9 horas.
 
Além do diretor geral do projeto, Julien Costa, e das lideranças religiosas, o encontro desta quinta-feira contará com a presença do reitor da Universidade Estadual de Alagoas (Ueal), Jairo José Campos da Costa; do presidente da FMAC, Vinícius Palmeira; além de representantes de instituições apoiadoras.
 
O objetivo do encontro é alinhar as ações para o evento do dia 21. Entre as definições estão o percurso que deverá ser feito pelas comunidades para o Cortejo cultural religioso, bem como o ordenamento das apresentações culturais previstas para a data.
 
O Cortejo faz parte da programação do projeto ‘Xangô Rezado Alto’, desenvolvido pela Uneal, em parceria com a FMAC, e integra as ações do Programa Juventude Viva em Alagoas contando com recursos do Fundo Nacional de Cultura.
 
O ‘Xangô Rezado Alto’ teve sua primeira edição no ano passado quando relembrou o episódio histórico que ficou conhecido como ‘Quebra de Xangô’ – quando, em 1912, as casas de cultos afrorreligiosos de Maceió foram destruídas. Este ano, o projeto volta a celebrar a memória do ‘Quebra’, 101 anos após o fato histórico, aliando às homenagens ao sentimento de luta representado pelo 21 de março, Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial.


Fonte: Clarissa Veiga / Ascom FMAC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!