segunda-feira, 25 de março de 2013

Sindjornal lança Comissão da Verdade dos Jornalistas Alagoanos

Na mesma solenidade, o jornalista Audálio Dantas lança o livro "As duas Guerras de Vlado Herzog"
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Alagoas (Sindjornal) promove na próxima quarta-feira (27/03), às 20hs, no Museu da Imagem e do Som (Misa), a instalação da Comissão da Verdade dos Jornalistas Alagoanos. Na oportunidade, o jornalista Audálio Dantas, alagoano radicado em São Paulo e presidente da Comissão da Verdade da Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas) estará lançando o livro “As duas guerras de Vlado Herzog”, seguido de sessão de autógrafos e coquetel. O evento tem apoio da Secretaria de Estado da Comunicação.
A comissão será responsável por elaborar um relatório sobre os crimes de violação aos direitos humanos praticados contra jornalistas durante a ditadura militar, por suas ideias e atuação profissional, em um período de exceção no país. A Comissão da Verdade do Sindjornal é formada pelos jornalistas Anivaldo Miranda, Edberto Ticianelli, Adelmo dos Santos, Graça Carvalho, Olga Miranda (filha de Jaime Miranda, jornalista alagoano sequestrado em 1975 e desaparecido até hoje) e Valdice Gomes.
Caberá ao grupo convocar jornalistas e outras pessoas interessadas na temática, além dos familiares das vítimas, para ouvir depoimentos e sugestões de nomes que possam contribuir com informações sobre os acontecimentos da época. Além de recuperar histórias de jornalistas vítimas da ditadura militar, a comissão também vai levantar informações não só dos profissionais, mas, também, as violações contra a liberdade de imprensa, como censura oficial a jornais que tenham representado o cerceamento ao direito à informação.
Para a presidenta do Sindjornal, Valdice Gomes, todos que foram vítimas da ditadura porque lutavam por liberdade tem direito à memória, à verdade e também à justiça. “A Comissão tem a importante missão de resgatar a memória e a verdade a respeito dos crimes contra integrantes da categoria, mas não podemos perder de vista a busca por justiça”, destacou.
Livro
No livro “As duas guerras de Vlado Herzog”, que será lançado na mesma solenidade de instalação da Comissão da Verdade, Audálio Dantas escreve sobre as duas batalhas que o jornalista Vladimir Herzog enfrentou: a primeira, ainda na infância, quando fugiu dos nazistas que haviam invadido a Iugoslávia; e a segunda, já adulto, durante a ditadura militar brasileira, que o mataria em 1975. Segundo Audálio Dantas, o livro é uma tentativa de reconstituir a lembrança um tempo ruim.
Audálio Dantas é alagoano de Tanque D Árca. Em 1975 assumiu a presidência do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de São Paulo. No dia 29 de outubro daquele ano, a entidade denunciou as omissões do caso da morte do jornalista Vladimir Herzog, sem temer pelas repercussões. Esse ato foi um marco importante no processo de redemocratização do País. Audálio Dantas também foi o primeiro presidente eleito da Fenaj - Federação Nacional dos Jornalistas. É diretor-executivo da revista Negócios da Comunicação (SP), da Editora Segmento MC, desde junho de 2008. Integra, desde novembro de 2012, o Conselho Consultivo do Ranking J&Cia – Os Mais Premiados Jornalistas Brasileiros.
Fonte: Sindjornal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!