quinta-feira, 7 de março de 2013

Imprensa desvincula violência de racismo

revista-racaSalvador (Brasil) – Uma pesquisa realizada recentemente pela organização não governamental ANDI concluiu que a imprensa brasileira separa violência do racismo. O resultado da pesquisa Imprensa e Racismo: uma análise das tendências de cobertura jornalística, está na Revista Raça edicão 175 -2013, que analisou matérias publicadas por cinco jornais diários de circulação nacional e 40 de abrangência regional ou local, entre 2007 e 2010.

Realizado com apoio das fundações Ford e W. K. Kellogg, o trabalho mostra que durante o período analisado os jornais impressos discutiram racismo, impulsionados, entre outras coisas, pela ação do movimento social brasileiro e, particularmente, do Movimento Negro, com um debate tecnicamente qualificado, embora nem sempre favorável às políticas públicas de combate ao racismo implementadas pelo Estado brasileiro.

O jornal A Tarde, da Bahia, de circulação regional, lidera, em termos quantitativos, o debate sobre racismo, seguido pelo O Estado de São Paulo. Contudo, apesar da cobertura realizada pelos jornais sobre esse debate atual, a pesquisa demonstrou, dentre outras conclusNoes, que há uma clara desvinculação entre as violências físicas praticadas contra a população negra e o debate sobre o racismo.

A matéria da Revista Raça é de autoria do jornalista Flávio Carrança. Por alaionline | Fonte: Raça e ANDI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!