sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Situação de Mandela era "grave", diz presidente sul-africano


Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul, em foto de agosto de 2012 Foto: AP
Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul, em foto de agosto de 2012
Foto: AP
O estado de saúde de Nelson Mandela era "grave" quando foi internado no hospital há 13 dias, mas tem melhorado a cada dia, informou nesta quinta-feira o presidente sul-africano Jacob Zuma. "Sua condição era grave, mas ele responde bem ao tratamento e tem ficando cada vez melhor nos últimos dias", afirmou Jacob Zuma aos membros do ANC, durante o encerramento de uma conferência do partido no poder em Bloemfontein (centro).
O herói da luta anti-apartheid de 94 anos deu entrada em um hospital de Pretória em 8 de dezembro e foi tratado por uma infecção pulmonar antes de ser submetido a uma endoscopia para a retirada de cálculos biliares.
"Fui informado que, devido à sua idade, os médicos devem intervir de forma suave e gradual para maximizar as chances de uma recuperação completa", disse Zuma. "Madiba é, e sempre foi, um guerreiro como nenhum outro. Ele enfrentou todas essas provações com coragem e uma elegância incrível", acrescentou o presidente, usando o nome de clã de Nelson Mandela, carinhosamente adotado pela maior parte dos sul-africanos.
Nelson Mandela já havia sido hospitalizado em janeiro de 2011 devido a uma infecção pulmonar, provavelmente causada por sequelas de uma tuberculose contraída durante a sua estadia na prisão da ilha de Robben Island, ao largo Cidade do Cabo, onde passou 18 dos 27 anos de cativeiro nos calabouços do regime racista do apartheid.

Fonte: Terra Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!