terça-feira, 11 de dezembro de 2012

CONEPIR e a Frente Alagoana

Por: Helciane Angélica - Jornalista


Essa semana, será decisiva no Estado de Alagoas!

O governador de Alagoas, Teotonio Vilela Filho, encaminhou para apreciação da Assembleia Legislativa do Estado o projeto de lei que dispõe sobre a criação, composição, e competências do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Conepir).

A expectativa é que ainda nessa semana seja lido em caráter de urgência e aprovado pelos parlamentares, sem dúvidas, representará mais uma grande vitória para o povo afro-ameríndio alagoano.  

Será um órgão colegiado paritário, de caráter deliberativo e integrante da estrutura básica da Secretaria da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos – composto por 22 membros titulares e respectivos suplentes. Tem como finalidade propor, em âmbito estadual, políticas de promoção da igualdade racial com ênfase na população negra, das comunidades quilombolas, comunidades indígenas, das religiões de matriz africana e outros segmentos étnicos.

A criação do Conepir representa um grande avanço no Estado de Alagoas, para garantir a igualdade racial nos aspectos econômico e financeiro, educacional, histórico-cultural, social e político; além do combate do racismo institucional e a prática da intolerância religiosa. E também acredita-se que pode contribuir para o fortalecimento do movimento negro alagoano.

Frente Alagoana

Outro ponto importante que estar acontecendo, é a articulação da Frente Alagoana de Apoio a Promoção da Igualdade Racial e Defesa da Juventude Negra. E amanhã (12.12) às 15h, na sede da escola de samba Unidos do Poço, terá uma reunião para discutir a composição, objetivos e agenda política. Todo cidadão e cidadã que luta pela igualdade racial pode participar da articulação. Contatos: (82) 9600-9941 / 8868-4838 / 8878-8088 / 8854-7758.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!