quarta-feira, 9 de novembro de 2011

TV Educativa vence Prêmio Nacional Jornalista Abdias Nascimento

Emissora alagoana é grande vencedora em disputa com demais TVs do país que concorreram ao prêmio, entregue ontem à noite em evento no Rio de Janeiro


Por: Iranei Barreto / Agência Alagoas




A TV Educativa de Alagoas (TVE), emissora do Instituto Zumbi dos Palmares (IZP), foi a grande vencedora do Prêmio Nacional Jornalista Abdias Nascimento, na categoria Televisão, com a matéria Quilombola, exibida no programa Página Aberta da emissora. O anúncio ocorreu na noite desta segunda-feira (7) no Teatro Oi Casa Grande, no Rio de Janeiro.

A TVE chegou à final concorrendo com a TV Brasil e a TV Câmara, com a sua matéria jornalística sendo reconhecida como a de melhor qualidade por comissão julgadora independente e especializada, indicada pelos organizadores da iniciativa. Foram responsáveis diretos pela reportagem vencedora da TV alagoana os jornalistas Vera Valério (produtora), Fabrício Camboim (repórter), Chris Duarte (editora), além do cinegrafista Samuel Limeira.

O Prêmio objetiva estimular a prática de um jornalismo plural e com foco na promoção da igualdade racial, sendo também uma homenagem ao ativista histórico dos direitos humanos e um dos ícones da luta contra o racismo, o jornalista e ex-senador da República Abdias Nascimento. Desta forma, estimula a prática de um jornalismo plural com foco na promoção da igualdade racial.

A iniciativa foi da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira-Rio), vinculada ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio de Janeiro, contando com parceria da Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj), do Centro de Informações das Nações Unidas no Brasil (Unic-Rio) e do Cultne Acervo Digital da Cultura Negra.

Em sua 1ª edição, o Prêmio recebeu mais de 150 inscrições de todo o Brasil, e premiou sete categorias (Mídia Impressa, Televisão, Rádio, Mídia Alternativa ou Comunitária, Internet, Fotografia e Categoria Especial de Gênero). Na categoria Televisão, a TVE concorreu com as finalistas TV Brasil e TV Câmara, ambas do Distrito Federal.

Reconhecimento
Comprometida com uma programação diferenciada, a TVE Alagoas, emissora associada à TV Brasil, tem buscado ao longo de sua programação exibir programas que discutam aspectos importantes do nosso estado, do ponto de vista educativo e cultural. O resultado desse trabalho tem sido reconhecido desde 2008 nas grandes premiações do jornalismo alagoano, como o Prêmio Braskem de Jornalismo e o Prêmio Octávio Brandão de Jornalismo Ambiental. Em se tratando de premiação nacional, esta é a primeira vez que a TVE Alagoas tem o seu trabalho e produção reconhecidos em premiação aberta à participação de todas as televisões do país, sejam públicas ou privadas.


Confira também a notícia publicada no site Repórter Brasil Online:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!