terça-feira, 22 de novembro de 2011

Afro XXI

O AfroXXI – Encontro Ibero-americano do Ano Internacional dos Afrodescendentes aconteceu no Centro de Convenções de Salvador (BA), de 16 a 19 de novembro, com aproximadamente 400 pessoas. Estiveram presentes autoridades de vários países, pesquisadores, gestores públicos e 200 representações do movimento negro, a exemplo de entidades que se destacam nacionalmente: a Coordenação Nacional de Entidades Negras (CONEM), União de Negros pela Igualdade (Unegro), Movimento Negro Unificado (MNU), Agentes de Pastoral Negros do Brasil (APNs) e o Coletivo de Entidades Negras (CEN).

Do Estado de Alagoas, estiveram: Valdice Gomes e Helcias Pereira, integrantes do Conselho Nacional (CNPIR/Seppir), que representam respectivamente a Comissão Nacional de Jornalistas pela Igualdade Racial (Conajira/Fenaj) e os APNs; além de Zezito Araújo e Vanda Menezes, como personalidades negras; e também foram convidadas representações do movimento negro que atuam na cidade e no campo, a exemplo do Grupo União Espírita Santa Bárbara (Guesb) e Coordenação Estadual de Quilombolas Ganga Zumba – que infelizmente não esteve presente.

Um dos pontos mais importantes foi a produção da Carta de Salvador, documento que sintetizou os debates realizados pelas entidades da sociedade civil organizada e foi entregue para os chefes de Estado no combate do racismo, que busca ampliar o comprometimento no combate do racismo e menciona a necessidade de criar um fundo internacional voltado para o financiamento de ações complementares das políticas públicas de reparação. Também ocorreu a instituição de Salvador como a Capital Afrodescendente da Ibero-América.

O evento foi uma realização do governo brasileiro, através da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (Seppir/PR) e do Ministério das Relações Exteriores (MRE), o Governo do Estado da Bahia, através das secretarias de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), de Cultura (Secult), e das Relações Internacionais e da Agenda Bahia (Serinter), associados a Secretaria-Geral Ibero-Americana (Segib).

Contou ainda com a parceria Fundação Alexandre de Gusmão (Funag), a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid), e a ONU, através de suas agências: Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres), Fundo de População das Nações Unidas (Unfpa), Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (UNDP). Saiba mais: www.funag.gov.br/afro21.


Fonte: Coluna Axé - nº178 - jornal Tribuna Independente (22.11.11)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!