sábado, 12 de novembro de 2011

IZP no Mês da Consciência Negra

Rádios Educativa FM, Difusora e TVE abrem espaço de reflexão sobre a população afrodescendente.


Por: Iranei Barreto - IZP Alagoas


No Ano Internacional do povo Afrodescendente, Instituído pela ONU e no ensejo das discussões agora em novembro sobre a questão da igualdade racial o Instituto Zumbi dos Palmares (IZP) lança a campanha “IZP no Mês da Consciência Negra”, com programa especial de entrevista, musicais, exibição de filmes sobre a temática, além de divulgação e cobertura de eventos relacionados que estão ocorrendo em nosso estado neste período. A campanha do IZP envolve as rádios Educativa FM e Difusora AM, e a TV Educativa de Alagoas (TVE).

A série de programas especiais “IZP no Mês da Consciência Negra” estréia nesta segunda-feira e se estende até a sexta-feira (18), sendo veiculado pela Educativa FM das 8 às 9 horas e pela Difusora de Alagoas das 13 às 14 horas. A série conta com cinco edições, cada uma tratando de um tema especifico: Educação, Movimentos Negros em Alagoas, Comunidades Quilombolas, Religiões de Matriz Africana e Comunicação e Cultura.

A proposta é a de lançar um olhar sobre a história e a cultura afro-brasileira, estimulando o debate e a reflexão sobre a situação da comunidade negra nos dias atuais. E ao mesmo tempo a de discutir sobre os movimentos negros, as leis e projetos relacionados, além do preconceito racial e a inserção do negro nos espaços de cidadania.

A Rádio Educativa FM terá também programação dedicada à temática da consciência negra em audições de programas como “Balançando o Ganzá”, “Clube do Choro”, “Aplauso” e “Latitudes Latinas” - que fará um verdadeiro passeio musical pelos mais diferentes gêneros da música de inspiração afro-brasileira e latina.

Já a Difusora segue com as tradicionais transmissões de eventos que compõem a programação do Mês da Consciência Negra, a exemplo das festividades que acontecem no Parque Memorial Quilombo dos Palmares.

A TVE, por sua vez, prepara sessão de filmes sobre a temática e exibe edições especiais dos programas “Balançando o Ganzá”, que vai ao ar aos sábados, às 11 horas, e “Vida de Artista”, que vai ao ar às sextas, às 19horas. A Rede Pública de TV, que envolve a TV Brasil e emissoras educativas nos estado, também exibirá ao longo deste mês programas especiais ligados ao universo do povo afrodescendente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!