segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Alagoanos contribuem para ações do CNPIR no combate ao racismo

Conselheiros Valdice Gomes e Helcias Pereira, ao lado da Ministra Luisa Bairros


Em menos de um ano atuando no Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Cnpir), órgão da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), os ativistas alagoanos Helcias Pereira e Valdice Gomes tem dado importante contribuição para as ações em defesa das populações negras de Alagoas e do Brasil. Para os conselheiros, uma oportunidade de fortalecer o combate ao racismo, e propor alternativas para superar as desigualdades raciais, tanto do ponto de vista econômico quanto social, político e cultural.

Já nas primeiras reuniões, Helcias, que representa os Agentes de Pastoral Negros (APNs), no Conselho, denunciou as péssimas condições em que vivem as comunidades remanescentes de quilombo em Alagoas, principalmente, os moradores de Muquém em União dos Palmares, que desde a enchente de junho de 2010 estão vivendo em barracas de lona, à espera da construção de suas moradias.

A denúncia provocou a vinda a Alagoas do coordenador da Conaq (Confederação Nacional de Quilombos), Ivo Fonseca, também conselheiro do Cnpir para conferir de perto a situação dos quilombolas a fim de cobrar das autoridades competentes agilidade na entrega das casas, além da implementação de políticas públicas. Além disso, Helcias propôs e foi aceita pelo Pleno do Cnpir a realização de uma reunião do Conselho em Alagoas, com a presença da ministra da Igualdade Racial, Luisa Bairros, em data a ser definida.

Comunicação
Outro segmento que ganhou força com a presença dos alagoanos no Cnpir foi o de comunicação. Segundo a presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Alagoas, Valdice Gomes, que representa a Comissão Nacional de Jornalistas pela Igualdade Racial (Conajira) – órgão consultivo da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) – uma das primeiras deliberações do Conselho recomenda que a Seppir faça gestões junto aos órgãos do governo federal, para que sejam implementadas as propostas de promoção da igualdade racial aprovadas na I Conferência Nacional de Comunicação (I Confecom).

Como integrante da Comissão Permanente de Comunicação no Conselho, Valdice Gomes fez parte do Grupo de Trabalho que organizou a participação do movimento negro brasileiro no Afro XXI: Encontro Ibero Americano do Ano Internacional dos Afrodescendentes, ocorrido no período de 16 a 19 de novembro, no Centro de Convenções de Salvador (BA).

O evento reuniu representantes da sociedade civil, governo e parlamentares dos países integrantes da Ibero América, com objetivo de promover a reflexão sobre a história e a situação atual da realidade dos afrodescendentes na região, além de propor estratégias, políticas públicas e ações para a superação das desigualdades raciais.


Fonte: Encarte Afro AXÉ ESPECIAL - jornal Tribuna Independente (20.11.11)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!