sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Comunicação e Cultura no especial “IZP no Mês da Consciência Negra”

Programa pela Educativa FM e Difusora recebe nesta sexta, 18, artistas, jornalistas e o secretário Osvaldo Viegas, da Cultura



A série de programas “IZP no Mês da Consciência Negra” tem nesta sexta-feira, 18, sua quinta e última edição com uma discussão sobre a influência do povo afrodescendente na cultura e na comunicação em nosso estado e país. O especial vai ao ar das 8 às 9 horas, pela Educativa FM, e das 13 às 14 horas pela Difusora.

Participam o secretário Osvaldo Viegas, da Cultura; o artista plástico Denis Matos, curador da exposição “Zumba: Um pintor negro para o Brasil”; as jornalistas Vera Valério, produtora da matéria da TV Educativa vencedora do Prêmio Nacional Jornalista Abdias Nascimento, e Helciane Angélica, editora da coluna Axé do jornal Tribuna Independente; além dos músicos Gustavo Gomes e Igbonan Rocha.

A série estreou na segunda-feira, 14, lançando um olhar sobre a história e a cultura afro-brasileira, e estimulando o debate e a reflexão a respeito da situação da comunidade negra nos dias atuais. Ao mesmo tempo, destacando a luta dos movimentos negros, as leis e projetos relacionados, além do preconceito racial e a inserção do negro nos espaços de cidadania.

Temáticas - Nas cinco edições o programa “IZP no Mês da Consciência Negra” abordou temáticas que são largamente discutidos pelos movimentos de Alagoas e do restante do Brasil, dentre elas as políticas de ação afirmativas para a educação, movimento negro e as comunidades quilombolas, religiões de matriz africana, 2011 como o Ano Internacional dos Povos Afrodescendentes, Instituído pela ONU, além de destacar o líder contemporâneo do movimento negro no país, Abdias Nascimento - que teve suas cinzas depositadas no platô da Serra da Barriga, em União dos Palmares, no último domingo.

Representantes do Movimento Negro de Alagoas deram sua contribuição ao projeto do IZP, a exemplo dos ex-secretários de Estado Zezito Araújo e Vanda Menezes; dos ativistas Helcias Pereira e Arísia Barros; da presidente do Sindicato dos Jornalistas de Alagoas, Valdice Gomes; da historiadora e coordenadora do Núcleo de Estudos Afrodescendentes (Neab/ufal), Clara Suassuna; dos professores Rosário de Fátima e Clébio Araújo; do diretor de Educação para a Paz da Secretaria de Estado de Promoção da Paz (Promopaz), Fábio Rogério dos Santos; além do sacerdote da religião de Matriz Africana, Pai Célio e das yalorixás Mãe Mirian e Mãe Neide.

Intercalando as entrevistas, foram exibidas canções temáticas e depoimentos de ativistas dos estados do Maranhão, Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco e Bahia, que deram sua contribuição ao programa através de comentários e mensagens. A jornalista Valdice Gomes, que está em Salvador participando do Encontro Ibero-americano dos Povos Afrodescendentes, também participa do programa com informações sobre o encontro, que termina neste sábado, dia 19.

O programa “IZP no Mês da Consciência Negra” tem apresentação de Marcos Guimarães; roteiro musical de Givaldo Kleber; produção de Iranei Barreto, trabalhos técnicos de Edson Silva e Alessandro Tenório e apoio de Audrey Trevas e Karine Marinho.

Programação - Paralela à série “IZP no Mês da Consciência Negra” a programação das emissoras do IZP seguem com especiais de entrevistas, musicais, exibição de filmes sobre a temática, além de divulgação e cobertura de eventos relacionados que estão ocorrendo em nosso estado neste período. A campanha do IZP envolve as rádios Educativa FM e Difusora AM, e a TV Educativa de Alagoas (TVE), e conta com o apoio das Secretarias de Estado da Cultura, Mulher e Paz, Comissão de Jornalistas pela igualdade Racial (Cojira/AL) e Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB/UFAL).


Fonte: Iranei Barreto / IZP Alagoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!