terça-feira, 15 de novembro de 2011

Hoje tem a palestra “Zumbi – Liberdade e Musicalidade”


Acontece hoje (15.11), a partir das 15h, na Casa de Iemanjá – Rua Dona Alzira Aguiar, 429, Ponta da Terra em Maceió – a palestra de intercâmbio Brasil/África: “Zumbi – Liberdade e Musicalidade”, com os palestrantes: Clara Suassuna - Professora Doutora em História e Diretora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiras (NEAB-UFAL) e Meki Nzewi – Professor Doutor em Artes Musicais e Educação Musical Africana.


Meki Nzewi é o fundador e co-diretor da Fundação para o Diálogo AMA, palestrante em Música Africana na Universidade de Pretória (África do Sul), cientista cultural, que realiza um estudo das artes musicais tradicionais Africanas há mais de 36 anos. Escritor sobre os aspectos músico-filosófico da música africana, tem quatro livros publicados e 34 artigos e ensaios filosóficos sobre música, dança e drama da África. Compôs e produziu cinco obras de música-teatro, sete musicais, três óperas e três trabalhos de dança-teatro poético. Suas outras composições incluem obras para orquestra, coro, voz solo, tambores e outros conjuntos.

Em 2001, A Orquestra de Câmara Inglês (English Chamber Orquestra) deu a estreia mundial de seu mais novo trabalho orquestral durante uma excursão da África do Sul. Prof. Nzewi publicou também obras literárias, incluindo três peças de teatro, um romance e poemas, e escreveu e produziu trabalhos para TV e rádio. Como mestre de bateria, ele tem realizado workshops e se apresentado em toda a Europa e África.

No encerramento, está previsto a realização de um cortejo afro com todos os presentes e coquetel temático.


Fonte: Casa de Iemanjá/Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!